|
Texto Anterior | Índice
AR LIVRE
Marca é uma das poucas a vender dois conversíveis, apesar de responderem por apenas 0,02% do mercado nacional
Com o CC, Peugeot completa linha 307
DO ENVIADO ESPECIAL AO GUARUJÁ
Um país ensolarado e com belas
paisagens como o Brasil tem tudo
para combinar com carros conversíveis. Contudo eles representam apenas 0,02% do mercado.
Fatores como falta de segurança e
baixo poder aquisitivo explicam
porque a chuvosa Inglaterra conta com mais descapotáveis que
nós. Por esses motivos as montadoras não investem no segmento.
Porém há exceções, e a Peugeot
é uma delas. No Brasil, a marca
oferece o 206 CC desde 2001. Agora chegou a vez do 307 CC. Lançado em 2003, o carro preserva a
parte dianteira da versão hatch,
mas a traseira é completamente
diferente. Destaque para as lanternas com "leds" -que substituem as tradicionais lâmpadas-
e apresentam formato diagonal.
O cabriolet, importado da França, é 14 cm mais comprido e 9 cm
mais baixo que o modelo produzido na Argentina. Por dentro,
poucas mudanças. O volante ganhou detalhes cromados e, como
opcional, pode-se colocar acabamento de couro no painel. A Peugeot diz que quatro adultos conseguem viajar confortavelmente,
porém basta sentar atrás para
desmentir a otimista visão.
A abertura da capota é feita por
meio de um botão localizado no
console central, mas é necessário
que o carro esteja a menos de 10
km/h. Todo o processo dura cerca
de 25 segundos. Com a capota rebaixada, o porta-malas perde
quase metade da capacidade -de
417 l para 232 l. Como equipamento de segurança, o carro oferece apoios de cabeça que se erguem em caso de capotamento.
O motor é o conhecido 2.0 de
138 cavalos. O câmbio pode ser
manual de cinco velocidades ou
automático seqüencial. Por ano, a
fábrica espera importar entre 150
e 200 unidades. Porém, segundo
Guillaume Couzy, diretor de marketing, "essa expectativa é modesta, já que a procura inicial indica
uma demanda maior". O 307 CC
custará a partir de R$ 130 mil.
(LUCAS LITVAY)
Texto Anterior: Panorâmica - Desenho: SP ganha exposição de designers automobilísticos Índice
|