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HATCH
Versão de entrada do médio da Fiat traz design marcante e motor "forte", mas detalhes poderiam ser mais requintados
Stilo acerta no atacado e peca no varejo
LUÍS PEREZ
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS E CONSTRUÇÃO
No atacado, a versão mais em
conta do novo médio da Fiat, o
Stilo, salta à frente dos concorrentes pelo design externo e pela força do motor. No varejo, alguns
detalhes deixam a desejar.
Tome-se como exemplo os bancos da frente, que, não sendo inteiriços, deixam um "buraco" para as costas dos ocupantes. Ou o
painel, todo preto na versão mais
básica -enquanto até o Palio já
traz o item em duas tonalidades.
Contudo é inegável ser motivo
de certa honra ter produzido em
Betim (MG) um carro que há apenas 14 meses foi apresentado no
Salão de Frankfurt (Alemanha),
uma das mais importantes mostras automobilísticas do mundo,
com a presença do piloto da Ferrari Michael Schumacher.
O Brasil é o segundo pólo produtor do novo modelo. Até então
ele só era fabricado na Itália. Daqui há a previsão de exportá-lo
para toda a América Latina.
Seu visual é o que mais chama a
atenção. A dianteira é robusta,
com vincos marcantes que começam no pára-choques e seguem
pelo capô até o pára-brisa. O mesmo aspecto de ângulos marcantes
tem a lateral do novo carro.
A traseira do Stilo, também de
traços agudos e contornos curvos,
é marcada pela lanterna e pelas luzes de neblina na parte central da
tampa do porta-malas.
Os brasileiros podem adquirir
esse médio -portanto rival de
automóveis como Volkswagen
Golf, Chevrolet Astra e Ford Focus- por R$ 31.061.
Esse valor dá direito a levar itens
como acelerador eletrônico, banco do motorista com regulagem
de altura, brake-light, computador de bordo, direção elétrica
com dois programas de condução, temporizador de farol, trava
elétrica nas portas, volante com
regulagem de altura e de profundidade, entre outros itens. Ufa.
Bom de torque
Se o comprador quiser instalar
ar-condicionado, refrigeração no
porta-luvas e retrovisores elétricos (é um pacote único), precisa
pagar mais R$ 2.570. Pelo airbag
duplo (para motorista e passageiro) é preciso desembolsar mais
R$ 1.900. Nesse nível de conforto,
o preço já sobe para R$ 35.531.
Mesmo nessa versão de entrada
-menos potente, de 103 cv (cavalos), enquanto as outras têm
122 cv e 167 cv-, o test-drive possibilita entender bem o conceito
de torque (força) do motor.
Não é preciso engatar segunda
após uma lombada -a terceira
dá perfeitamente conta do recado
sem que se sintam trancos, em
função sobretudo do acelerador
eletrônico ("drive-by-wire").
Nesse aspecto, o Stilo praticamente iguala o novo Astra 2.0 8V
(116 cv), cujo torque é de
17,3 kgfm às 2.400 rpm (rotações
por minuto). O do médio da Fiat é
de 17 kgfm, só que é sentido um
pouco mais tarde, às 3.200 rpm.
Os dois vencem o rival Golf 1.6
-14,3 kgfm a 3.250 rpm.
Um pouco pelo formato do teto,
um pouco por detalhes internos,
o Stilo empresta idéias úteis da
versatilidade de minivans. A mais
evidente é a instalação de uma
mesinha como as de aviões atrás
do banco do passageiro.
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