UOL


São Paulo, domingo, 11 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEDÃ DE LUXO

Modelo da Chevrolet, que custa R$ 133,9 mil, ganha novo design e interior, mas mantém propulsor de 200 cv

Transformação do Omega só poupa motor

DO ENVIADO ESPECIAL A INDAIATUBA (SP)

Cinco anos após deixar de ser nacional e começar a ser importado da Austrália, o Omega recebeu um banho de loja, com linhas mais angulares. Na prática, o sedã perde parte das formas arredondadas -e a "cara" de coreano- e incorpora elementos que o identificam mais à gama da Chevrolet.
Nova grade frontal, faróis com canhão duplo e pára-lamas remodelados reforçam sua presença. Detalhes foram pensados para melhorar o conforto e o desempenho do sedã, em que um dos destaques é a estabilidade, qualidade que pôde ser colocada à prova em várias situações na pista de testes da General Motors em Indaiatuba (102 km a noroeste de São Paulo).
Entre as peculiaridades, está o novo desenho dos espelhos, preparados para diminuir o ruído do vento. O ângulo mais baixo da dianteira melhorou o coeficiente aerodinâmico (Cx, que indica o esforço necessário para o carro passar pelo ar), de 0,34 para 0,319. A suspensão também foi recalibrada para aumentar o conforto.
Outra inovação relevante fica por conta do interior, todo redesenhado, com detalhes em prata no console, no câmbio, no freio de mão, no volante e nas saídas de ar.

Blindados
O computador de bordo vem com três mostradores de cristal líquido, e o toca-CDs agora comporta seis discos que podem ser colocados no próprio painel. Agora o Omega traz também sensores de estacionamento.
Mas nem tudo é novo. O propulsor permanece o 3.8 V6 (seis cilindros em "V") de 200 cv (cavalos). Segundo a GM, o modelo atinge os 100 km/h em 10 segundos. Não há perspectivas de o sedã voltar a ser fabricado aqui.
"Não temos a menor intenção de fazer isso [voltar a produzi-lo] por falta absoluta de escala", afirma o vice-presidente da empresa, José Carlos Pinheiro Neto.
Concorrente de modelos como Honda Accord (leia texto abaixo), Peugeot 607, BMW Série 5 e Volkswagen Passat, entre outros, o Omega chega por R$ 133,9 mil.
Segundo Pinheiro Neto, 90% dos Omega adquiridos no Brasil são blindados. Resultado, avalia o executivo, da "histeria da violência". (LUÍS PEREZ)


Texto Anterior: Lançamento: Preços do C3 começam em R$ 32.350
Próximo Texto: Ficha técnica
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.