São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 2003

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DETROIT 2003

Modelo da Dodge chega a 100 km/h em 2,7s; coreano faz da mostra norte-americana um estande de vendas

Supermoto rouba a cena na exposição

Joe Wilssens/France Presse
DE QUATRO RODAS? Wolfgang Bernhard, diretor da DaimlerChrysler, monta sobre a motocicleta Tomahawk


DO ENVIADO ESPECIAL A DETROIT

Na hora de mostrar conceitos no Salão de Detroit, não houve estande que derrubasse mais queixos que o da Dodge.
Foram três modelos, e o campeão é uma moto. Trata-se da Tomahawk, que tem quatro rodas e leva apenas um ocupante. ""Nós colocamos o motor V10 do Viper nessa "besta"", disse o diretor da Chrysler Wolfgang Bernhard durante a apresentação do modelo.
Com isso, ela vai de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos e pode chegar aos 640 km/h. ""Mas ainda não tivemos coragem de testar a velocidade máxima", brincou.
Outra montadora que resolveu dar alforria à criatividade dos designers foi a Ford. De todas as pirações mostradas pela empresa, a que mais despertou atenção foi o Model U, sedã equipado com um sistema de combustão de hidrogênio e todo feito com materiais e procedimentos ""verdes".
Os assentos são derivados da soja, o óleo do motor é feito com semente de girassol e o tecido do teto solar tem como base o milho, entre outros exemplos.
Um pouco menos distante da linha de montagem está o sedã 427, que, segundo a própria Ford, dá indícios de por quais caminhos pode enveredar o seu design.
Nenhum conceito da Ford conseguiu falar mais ao coração dos norte-americanos que os dois protótipos do Mustang exibidos em Detroit, o GT Coupe e o GT conversível. Todas as características que tornaram o carro legendário estão ali. A musculatura dos traços exteriores, o interior esportivo, várias entradas de ar e, claro, o cavalinho galopante na grade.

Concorrência local
Para não ficar atrás das concorrentes locais, a GM e suas marcas coligadas também responderam por boa parte dos conceitos que provocaram torcicolos no salão.
O maior destaque são o Cadillac 16 e o Chevrolet SS. O primeiro é um que, se for produzido, tem luxo suficiente para competir com o Maybach e custar, nos EUA, cerca de US$ 350 mil. Além disso, traz de volta toda a força do motor V16. O Chevrolet SS é uma espécie de Mustang da GM. Tem motor V8 construído de alumínio.
Para a coreana Hyundai, o Salão de Detroit foi um grande estande de vendas. Sem nenhuma alteração dramática, o público teve a oportunidade de conhecer os novos Accent, Elantra, Tiburon, Sonata, Santa Fe e XG 350.
Entre as alemãs, os lances mais arriscados ficaram a cargo de Audi e BMW. A primeira trouxe para o evento a perua esportiva Pikes Peak, com seu motor V8 de 507 cv. Já a BMW levou o protótipo xActivity, com chegada às lojas prevista para ainda este ano.
Mais pela beleza do que por ousadias de design ou tecnológicas, o New Beetle conversível também arrancou suspiros de aprovação.
Com a identidade fortemente garantida, a perua Mercedes-Benz Classe E foi redesenhada, mas a maior mudança pulsa no interior: a reativação do sistema de tração integral 4matic, que distribui o torque para a roda que tiver com o contato mais forte com o solo. (EDSON FRANCO)


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