São Paulo, domingo, 12 de abril de 2009

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Tiro pela culatra

Volkswagen Polo BlueMotion é 23% mais econômico que versão normal, mas leva dez anos para se pagar

Rafael Hupsel/Folha Imagem
Polo BlueMotion (à dir.) ganhou kit para melhorar a aerodinâmica; a grade ficou lisa, e não vazada

FELIPE NÓBREGA
DA REPORTAGEM LOCAL

Quanto você pagaria por um Polo 1.6 mais econômico? Para a Volkswagen, R$ 3.670 é uma diferença razoável entre a versão de entrada e a BlueMotion, que inaugura o conceito ecológico da marca no país.
Ela custa R$ 46.270 e promete emitir 15% menos CO2 (gás carbônico), um dos vilões do aquecimento global.
Para quem considera injusto desembolsar mais para poluir menos, a contrapartida vem na conta do posto de combustível.
Segundo o teste Folha-Mauá, o Polo BlueMotion é 23% mais econômico que o "irmão", levando em conta um trajeto predominantemente urbano e com álcool no tanque.
Na ponta do lápis, o investimento extra no BlueMotion só compensaria a partir de 135 mil quilômetros rodados.
Ou seja, é preciso rodar dez anos para recuperar a diferença, considerando que o motorista brasileiro roda de 12 mil a 15 mil quilômetros por ano.
É uma conta que o consumidor alinhado com as causas ambientais não faz, diz a VW.
Mesmo assim, a previsão de venda é de só 25 unidades do BlueMotion por mês. Pouco, perto dos 1.421 Polo hatches emplacados em março.

Regime
Se a maior preocupação do brasileiro é com a preservação do próprio bolso, a Volks tratou de adotar mudanças mecânicas no BlueMotion, como o escalonamento mais longo do câmbio. Na prática, o motor 1.6 de até 104 cv (cavalos) -1 cv a mais que o normal- acaba perdendo nas retomadas e exige mais trocas de marcha.
O perrengue, entretanto, é compensado pela leveza da direção eletro-hidráulica, exclusiva do BlueMotion, assim como o acabamento azul-claro na parte central dos bancos.
Para emagrecer, ele também usa pneus estreitos e de baixo atrito, que influenciam negativamente nas frenagens.
Já o kit aerodinâmico, que traz até grade alisada para diminuir o atrito com o ar, ajudou o modelo a ser mais rápido. Com álcool, atingiu 100 km/h em 11,33s, três décimos de segundo melhor que o 1.6 normal.
Assim como a versão de entrada (R$ 42,6 mil), o Polo BlueMotion também carece de itens como vidros e travas elétricos de série, mas vem com ar-condicionado digital e toca-CDs com Bluetooth.


A Volkswagen cedeu os carros para teste
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br 0/xx/11/4239-3092



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