São Paulo, domingo, 12 de maio de 2002 |
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CORSA X CORSA Hatch 1.8 se destaca pela agilidade e é mais caro; econômico, sedã 1.0 comporta mais bagagem "Irmãos" levam diferenças à pista
DA REDAÇÃO A comparação aparentemente mistura alhos com bugalhos. Afinal, o modelo é o mesmo, mas as versões e a aplicação são completamente diferentes. A Folha e o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia) levaram à pista dois novos Chevrolet Corsa -o hatchback 1.8 de 102 cv (cavalos) e o sedã 1.0 de 71 cv. Tabulados, os resultados só confirmam as vocações distintas e evidenciam o quanto dois "irmãos" podem ser tão díspares. Enquanto o hatch é uma espécie de "foguetinho" com vocação esportiva, o sedã se revelou mais pacato -leia-se lento mesmo. Na aceleração de 0 a 100 km/h, por exemplo, o 1.8 cravou 11,83 segundos. Longos 7,74s a mais foram necessários pelo 1.0 -19,57s. Em retomada de velocidade, a diferença de desempenho é ainda mais gritante. Para passar de 40 para 120 km/h, o 1.8 leva 17,18s (em terceira marcha), contra 39,32s do 1.0 (em quarta). Em uma freada brusca com o modelo a 80 km/h, a diferença é pequena, mas a vantagem permanece com o hatch, versão que percorre 38 metros. A Sedan vai a 41,6 m, uma distância que pode decidir entre bater ou não. O sofrimento para subir ladeiras do Corsa "mil" sedã tem suas compensações: ele é mais econômico -roda no trecho urbano 11,5 quilômetros com um litro de gasolina, contra 9,9 km/l do hatchback. Este cobra seu preço: básico, custa R$ 25.240. O sedã 1.0 sai por R$ 21.247. Se em espaço interno eles praticamente se equivalem, o destaque fica por conta do porta-malas -diferença mais evidente, é claro. Enquanto o hatch leva 260 litros, o sedã carrega 432 l. Não é o maior da categoria, título que ainda pertence ao Renault Clio Sedan -510 l. (LUÍS PEREZ) Texto Anterior: Série especial: Renault lança Clio Sedan de olho no público feminino Próximo Texto: Segurança: Agora Anfavea diz que chip não será obrigatório Índice |
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