São Paulo, domingo, 13 de junho de 2004

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MARKETING

Montadoras buscam parcerias com estilistas para oferecer modelo único; Citroën lança C3 Ocimar Versolato

Alta-costura ajuda a maquiar modelos

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Já está se tornando tradição uma empresa se associar a outra para oferecer um produto diferenciado. "De carros a telefones, desenho e estilo contam", diz Reinier Evers, fundador do site Trendwatching.com e especialista em consumo. A indústria automobilística também tenta ganhar mercado com maquiagens.
Depois de a Renault firmar parceria com O Boticário, é a vez de a Citroën se associar e lançar uma nova versão do C3, a Ocimar Versolato. "A grife aumenta o interesse pelo carro", afirma Domingos Boragina Neto, diretor comercial da Citroën do Brasil.
Essas opções diferenciadas não apresentam mudanças significativas nem no visual nem no motor, mas tentam encontrar um nicho de público. Uma pesquisa da empresa apontou que 56% dos donos de C3 -pouco mais da metade é de mulheres- queriam ver seu carro ligado ao nome de um grande estilista. A Citroën chegou a Versolato, que dirigiu a Maison Lanvin, em Paris, fala francês e tem, entre suas clientes, a mulher do presidente da montadora.
A idéia é vender 150 unidades por mês. Baseado na versão Exclusive, de R$ 38.780, o C3 Ocimar Versolato preto sai por R$ 44.725 -na cor prata, sobe R$ 530.
"O consumidor paga R$ 6.000 a mais se procura beleza e exclusividade. Em produtos massificados como carros, as pessoas fazem e pagam qualquer coisa para se destacar", explica o holandês Evers.
Além de incorporar o detector de obstáculos traseiros, a nova versão traz interior todo escuro -o normal usa cinza-claro-, bancos de couro, disqueteira e tapetes, todos com a assinatura do estilista. Por fora, a diferença é a ponteira do escapamento cromada e o logotipo de Versolato.
Do Exclusive herda airbag duplo, comando do rádio no volante e freios ABS (antitravamento).

Armani
Patrocinadora da mostra retrospectiva sobre Giorgio Armani, a Mercedes-Benz ganhou uma versão exclusiva do CLK assinada pelo italiano. Apresentada na semana de moda de Milão em setembro de 2003, ela é vendida sob encomenda na Europa.
Armani quis passar a idéia de um carro masculino e esportivo, "clean" e funcional. As cores refletem tons de marrom típicos do fim de verão. Até material de roupas esportivas foi aproveitado no painel. (JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


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