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MARKETING
Montadoras buscam parcerias com estilistas para oferecer modelo único; Citroën lança C3 Ocimar Versolato
Alta-costura ajuda a maquiar modelos
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Já está se tornando tradição
uma empresa se associar a outra
para oferecer um produto diferenciado. "De carros a telefones,
desenho e estilo contam", diz Reinier Evers, fundador do site
Trendwatching.com e especialista
em consumo. A indústria automobilística também tenta ganhar
mercado com maquiagens.
Depois de a Renault firmar parceria com O Boticário, é a vez de a
Citroën se associar e lançar uma
nova versão do C3, a Ocimar Versolato. "A grife aumenta o interesse pelo carro", afirma Domingos
Boragina Neto, diretor comercial
da Citroën do Brasil.
Essas opções diferenciadas não
apresentam mudanças significativas nem no visual nem no motor,
mas tentam encontrar um nicho
de público. Uma pesquisa da empresa apontou que 56% dos donos de C3 -pouco mais da metade é de mulheres- queriam ver
seu carro ligado ao nome de um
grande estilista. A Citroën chegou
a Versolato, que dirigiu a Maison
Lanvin, em Paris, fala francês e
tem, entre suas clientes, a mulher
do presidente da montadora.
A idéia é vender 150 unidades
por mês. Baseado na versão Exclusive, de R$ 38.780, o C3 Ocimar
Versolato preto sai por R$ 44.725
-na cor prata, sobe R$ 530.
"O consumidor paga R$ 6.000 a
mais se procura beleza e exclusividade. Em produtos massificados
como carros, as pessoas fazem e
pagam qualquer coisa para se destacar", explica o holandês Evers.
Além de incorporar o detector
de obstáculos traseiros, a nova
versão traz interior todo escuro
-o normal usa cinza-claro-,
bancos de couro, disqueteira e tapetes, todos com a assinatura do
estilista. Por fora, a diferença é a
ponteira do escapamento cromada e o logotipo de Versolato.
Do Exclusive herda airbag duplo, comando do rádio no volante
e freios ABS (antitravamento).
Armani
Patrocinadora da mostra retrospectiva sobre Giorgio Armani, a
Mercedes-Benz ganhou uma versão exclusiva do CLK assinada pelo italiano. Apresentada na semana de moda de Milão em setembro de 2003, ela é vendida sob encomenda na Europa.
Armani quis passar a idéia de
um carro masculino e esportivo,
"clean" e funcional. As cores refletem tons de marrom típicos do
fim de verão. Até material de roupas esportivas foi aproveitado no
painel.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
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