|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
SEDÃS
Agora com propulsor de 103 cavalos, o modelo da Ford chega a 100 km/h depois de Toyota Corolla e Honda Civic
Com motor 1.6, Focus é mais lento que concorrentes
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Seis meses depois
de substituir o motor 1.8 pelo 1.6 do
Focus hatch, a Ford
fez a mesma troca
no sedã. O modelo
mantém a boa dirigibilidade, mas
ficou mais lento que seus principais concorrentes: Toyota Corolla
1.6 e Honda Civic 1.7.
O Focus levou 12,45s para atingir 100 km/h -na média, dois segundos a mais que os nipônicos.
O Corolla é o mais rápido, com
10,12s, seguido de perto pelo Civic
(10,66s). O Ford sem porta-malas
saliente precisa de 12,27s.
O Corolla segue na frente quando está em jogo a retomada. Para
ir de 40 a 80 km/h, o motorista espera 7,80s. No Civic, são 8,31s. O
motor feito em Taubaté (130 km a
nordeste de São Paulo) e exportado para a Argentina faz o Focus
cumprir a mesma prova em 8,52s.
Toyota e Honda têm conquistado pelo câmbio automático. Essa
transmissão só pode equipar o
Focus 2.0. O 1.6 está disponível em
uma única versão, a GLX. E aí começa a revanche da Ford.
O Focus vem bem equipado. De
série tem ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, coluna de direção com ajuste de altura
e travamento automático das portas. Todos esses equipamentos estão nos concorrentes, que ainda
oferecem toca-CDs. Mas o Focus
é mais barato. Custa R$ 43.150,
contra R$ 44.698 do Corolla. O
preço do Civic é R$ 47.915.
A economia, porém, não acompanha o motorista ao posto de
combustível. Na cidade, o Focus é
o mais "beberrão".
Sua média foi 10 km/l. Com a
mesma quantidade de gasolina, o
Civic percorre 800 m a mais, e o
Corolla, 1,7 km.
Na estrada, quem mais gasta é o
Civic, que faz 15,0 km/l. O Focus
vem em seguida, com 15,5 km/l. O
Corolla registrou 17,0 km/l. Na
hora de carregar o carro, o Ford
tem larga vantagem.
Seu porta-malas carrega 490 litros. No Toyota, a capacidade é de
437 litros, e o Honda pode levar
apenas 402 litros.
Vendas
A Ford estima que o hatch e o
sedã dividam as vendas igualmente. No acumulado de janeiro
a maio, foram vendidos 5.716 Focus (com as duas carrocerias),
contra 14.604 unidades do Corolla
e 8.325 exemplares do Civic.
O motor 1.6 veio exatamente
para alavancar as vendas do modelo de linhas new edge.
O motor 1.6 é o mesmo de Ka,
Fiesta e EcoSport, mas aqui foi
trabalhado para render mais que
os 98 cv dos irmãos.
(JAA)
Texto Anterior: Modimo: Protótipos também têm toque fashion Próximo Texto: Ficha técnica: Ford Focus Sedan Índice
|