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Fábricas "dão" blindagem
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Ao lado dos mais recentes lançamentos da indústria automobilística, 15 empresas mostram seus
serviços de blindagem. Mas as
próprias montadoras estão de
olho no "mercado da violência".
A Volkswagen mostra o Passat
Protect, com vidros de 22 mm de
espessura. Equipado com motor
2.8 V6 (seis cilindros em "V"), de
190 cv (cavalos), estará nas revendas em janeiro por US$ 100 mil
-a versão Variant só será importada sob encomenda.
No estande da Audi, destaque
para o A6 Security. Seus vidros
têm 19 mm de espessura, e os traseiros podem não abrir completamente. Com molas e amortecedores recalibrados, pesa 280 quilos a
mais. Também há microfone para
comunicação com o exterior.
Para Jaroslav Sussland, diretor
da Audi Senna, há um "problema": "A blindagem também paga
imposto de importação, e, por isso, é mais barato fazer o serviço
aqui". O A6 Security custa cerca
de R$ 330 mil, R$ 130 mil a mais
que o 2.7 biturbo convencional.
Outra alemã que aposta no segmento é a BMW. Depois de vender o 540i Protection, passa a importar o 325i Protection. Em 2002,
algumas unidades foram comercializadas como teste. Pelo sucesso, o 325i volta às concessionárias
em janeiro. Custa R$ 246.750.
Como nem na Inglaterra a Jaguar fabrica carros blindados, a filial brasileira firmou um acordo
com a Guardian para proteger
seus modelos. Há unidades para
pronta entrega, que custam, em
média, R$ 60 mil a mais.
Tradicionais
Uma das grandes novidades entre as blindadoras é a Flat, opção
"popular" da Oregon. Oferece por
pouco mais de R$ 40 mil o que
costumeiramente custa R$ 60 mil.
A diferença está no tipo de vidro.
A Truffi criou uma versão do
Chevrolet Omega que, além da
proteção extra, traz DVD, notebook e frigobar por R$ 280 mil. Já
a Armor anuncia uma assistência
técnica que conserta blindados de
qualquer empresa.
(JAA)
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