|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
DUAS RODAS
Com motor mais forte e potente e preço 5% maior, motocicleta estimula nova categoria para uso profissional
Líder, Honda CG dá adeus às 125 cilindradas
ARMANDO PEREIRA FILHO
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS E CONSTRUÇÃO
A moto 125 cc mais vendida do
mercado brasileiro (47,5% de participação em 2003) deixou de ser
125, ganhou mais cilindrada, potência e força. A chegada da Honda CG Titan 150 às lojas marca a
sexta geração do modelo, que foi
lançado em 1976.
A 150 tenta dar mais conforto,
segurança e desempenho. Isso
tem impacto no custo: os modelos
são quase 5% mais caros que as
antigas CG 125.
Destinada ao uso urbano, principalmente para o trabalho de
motoboys, a moto disputa um
segmento em que preço é fator
decisivo. Apesar da cilindrada
maior, ela não escapa da concorrência com motos menores de
montadoras como Sundown e
Yamaha (leia texto ao lado ).
Ergonomia
O novo motor deu mais potência -antes eram 12,5 cv, agora
são 14,2 cv. O torque passou de
1 kgfm para 1,35 kgfm. A Folha
experimentou o modelo nas ruas
de São Paulo. A agilidade para enfrentar o trânsito continua boa e
foi acrescida por uma agradável
posição de pilotagem.
O guidão foi deslocado 2 mm
para trás e 10 mm para cima, o
que alivia o peso do corpo sobre
os braços e as mãos -detalhe importante para quem passa horas
em cima da moto. O assento está
mais macio e recebeu nova espuma, segundo a Honda.
Outros fatores importantes: há
pouca vibração do motor, e o desenho do tanque permite encaixe
anatômico das pernas.
A segurança ganhou uma fechadura especial, que trava a ignição.
O visual também mudou, e a rabeta (parte traseira) ficou mais
longa e moderna. Os mostradores
têm útil indicador de combustível, mas falta conta-giros.
Texto Anterior: Ficha técnica: Palio Weekend 1.3 Próximo Texto: Ficha técnica: Honda CG Titan 150 Índice
|