São Paulo, domingo, 14 de julho de 2002

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COMPARATIVO

Modelo da Volkswagen é mais bem equipado e tem melhor dirigibilidade que Corsa e Fiesta, mas é mais caro

Polo derrota seus rivais, exceto no preço

Fernando Moraes/Folha Imagem
Os compactos premium da Volkswagen, Chevrolet e Ford durante teste em rodovia de São Paulo


JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Chevrolet Corsa, Ford Fiesta e Volkswagen Polo são protagonistas de uma nova categoria de veículos. Eles criaram o segmento dos compactos premium, cujo público-alvo é quem quer sair do "popular", mas não tem dinheiro suficiente para adquirir um modelo médio.
Porém a realidade é diferente. Com preços que vão de R$ 24.990 (Fiesta básico) a R$ 38.983 (Corsa completo), podem sair mais caros que modelos da categoria superior. A versão de entrada do Astra, com motor 2.0, custa R$ 31.990.
Mas, se a opção for por uma das novidades, a melhor é o Polo. Apesar de ser mais caro na tabela, é o mais equipado, apresenta melhor dirigibilidade e tem mais flexibilidade nos opcionais -a General Motors vende pacotes, e a lista da Ford quase não existe.
O modelo da Volkswagen só deve ser evitado por quem busca espaço para levar a família. Com entreeixos 60 mm mais curto que o dos concorrentes, os passageiros traseiros têm pouco espaço. Além disso, o porta-malas do Fiesta abriga 35 litros a mais.
Na aceleração de 0 a 100 km/h, o Polo venceu o Corsa por uma diferença de 0,18s. O Fiesta não passou pela prova, mas o número da fábrica -em geral mais otimista que o do teste Folha-Mauá- o deixa atrás dos rivais (12,9s).
O motor do Polo sempre "pede" trocas de marcha. Na cidade, é comum usar a quinta. Sorte que, diferentemente do Corsa, os engates são macios. Nesse quesito, a Ford leva vantagem por oferecer uma alavanca mais alta.

Equipamentos
O Fiesta peca pelo pobre acabamento interno. Além de parafusos aparentes, o cinto de três pontas traseiro não é retrátil e não há nem cinzeiro ao lado do acendedor de cigarros. O motorista tampouco pode descansar o pé esquerdo por falta de espaço.
Outro ponto negativo do compacto da Ford é sua lista de opcionais. Há apenas dois pacotes: um com vidros dianteiros e travas elétricos (R$ 1.270) e outro que, além desses equipamentos, traz ar-condicionado (R$ 3.440). Freios ABS (antitravamento) e airbag (bolsa de ar que infla em batidas) ainda não estão disponíveis.
O Polo é o mais equipado de todos: de série oferece ar-condicionado, direção eletridráulica com regulagem de altura e profundidade e banco do motorista com ajuste de altura. No Corsa, o comprador "ganha" direção hidráulica, e ar-condicionado, teto solar e banco do motorista com regulagem de altura são os únicos opcionais que escapam dos pacotes.



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