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LANÇAMENTO
Novo compacto da Chevrolet já está à venda na internet e, a partir de amanhã, nas concessionárias da GM
Celta ganha duas portas e dez cavalos
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Passados quase dois anos des-
de o seu lançamento, em se-
tembro de 2000, na fábrica de
Gravataí (RS), o Chevrolet Celta
recebe pela primeira vez uma
revitalização mais significativa.
Com um motor de 70 cv (cavalos) -o anterior tinha apenas 60
cv-, uma versão de quatro portas e preço entre R$ 14.870 (duas
portas) e R$ 15.990 (quatro portas), a tendência é o Celta ocupar
o espaço do Corsa hatch, ainda
equipado com propulsor antigo.
O Celta já pode ser adquirido
pela internet (www.chevro
let.com.br) -meio usado por
cerca de 75% dos consumidores
do modelo- e, a partir de amanhã, em toda a rede de concessionários da General Motors.
Durante o seu lançamento,
na pista de testes da montadora,
em Indaiatuba (102 km a noroeste
de São Paulo), a Folha avaliou
as mudanças do novo Celta.
Visualmente, há poucas alterações em relação à versão de três
portas, mas o mesmo não se pode
dizer da motorização. Os 10 cv
fazem diferença, garantindo partidas vigorosas e retomadas de
velocidade mais rápidas.
Essa alteração possibilitou uma
sensível melhora no desempenho.
De acordo com a montadora, na
aceleração de 0 a 100 km/h, por
exemplo, o novo Celta (duas portas) leva 13 segundos, e o de quatro portas precisa de 13,5s. A
versão antiga gasta 15,5s.
Economia
De acordo com a GM, o novo
motor, chamado de VHC, proporciona um ganho de potência
em torno de 17%, aumentando o
torque (força) de 8,3 kgfm para
8,77 kgfm, além de uma economia de combustível de 5% a 6%
no trânsito urbano, numa comparação com a versão 2002.
O VHC é o mesmo motor que,
com um cavalo a mais, equipa o
novo Corsa. A justificativa da
montadora para a perda no Celta
é uma diferença no dimensionamento do sistema de admissão
(duto do filtro de ar).
Outra mudança interessante foi
o novo escalonamento da transmissão do Celta. A relação das três
primeiras marchas ficou mais reduzida, enquanto as duas últimas
foram mantidas longas, como
ocorre na versão anterior.
Por dentro
No interior, o painel mantém a
cor preta, mas ganhou novo grafismo e iluminação especial noturna. Os puxadores internos foram modificados, baseados nas linhas do Astra e do Vectra.
A GM diz que, em 2001, foram
vendidas 91.174 unidades do Celta, enquanto os concorrentes Gol
Special e Palio comercializaram,
respectivamente, 90.912 e 48.669.
De setembro de 2000 a abril de
2002, essa soma foi de 147.070.
O presidente da montadora no
Brasil, Walter Wieland, revela que
o desenvolvimento do novo modelo do Celta não fez parte de nenhuma estratégia de mercado. "A versão quatro portas já fazia parte do projeto original do modelo."
O executivo descarta por enquanto a possibilidade de a GM produzir uma versão sedã do Celta. (ALADIM LOPES GONÇALVES)
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