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FORA-DE-ESTRADA
Remodelado, modelo tem a missão de transformar a montadora em 'premium'; preço chega a R$ 265 mil
Outback quer dar ar sofisticado à Subaru
DO ENVIADO ESPECIAL A SUMARÉ
Com um novo desenho, maior,
mais potente e pesando menos, a
terceira geração da Subaru Outback nasceu com a missão de tornar a montadora japonesa numa
marca "premium". A seleção natural começa pelo bolso: com motor 3.0, custa R$ 265 mil, e a opção
2.5 deve ficar em R$ 180 mil.
A Subaru sabe que seu carro
não é vendido pelo design, e sim
pela tecnologia. Tanto que a publicidade será feita com base no
"Symmetrical AWD". O trem de
força é montado em linha reta, dividindo todos os componentes
entre os lados esquerdo e direito
-o tanque de combustível são
duas "bolsas" de 32 litros ligadas.
O AWD significa que a Outback
tem tração nas quatro rodas, mais
eficiente com o centro de gravidade, que caiu 13 mm. Mesmo assim, ela está 10 mm mais longe do
chão. No geral, o modelo ficou
maior. Tem 4,73 m de comprimento (1 cm a mais que a versão
anterior), 1,77 m de largura (2,5
cm) e 2,67 m de entreeixos (2 cm).
A única redução foi na altura, que
passou de 1,58 m para 1,54 m.
Com ajuda de capô e tampa do
porta-malas em alumínio, o carro
ficou 6% mais leve. O peso de
1.440 kg (1.545 kg com motor 3.0)
ajuda a diminuir o consumo,
além de melhorar desempenho,
eficiência dos freios e segurança.
A Outback agora tem airbags laterais e de cortina, e os apoios de cabeça se movem em batidas traseiras para "apoiar" melhor a vítima.
Potência
O motor 2.5 16V passou de 156
cv (cavalos) para 165 cv. Já o 3.0
24V, inédito no Brasil, rende 245
cv a 6.600 rpm, e o torque (força) é
30,3 kgfm a 4.200 rpm. Eles são
boxer, com cilindros localizados
de maneira oposta, ante os tradicionais "V" e linha. Tudo isso pára com freios a disco nas quatro
rodas, com ABS (antitravamento)
e EBD (distribuição da frenagem).
Desenvolvido pela divisão esportiva da Subaru, o câmbio automático oferece modo esportivo
-que espera as rotações subirem
antes de trocar a marcha- e aceita que o motorista faça mudanças
manuais. Ele é de quatro velocidades na versão de entrada e de cinco na que oferece mais potência.
Precursora da moda de peruas
com cara de "off-road", a Outback concorre com a Audi allroad
e a Volvo XC70. O preço da Subaru é intermediário. O carro alemão sai por R$ 284,3 mil, enquanto a sueca cobra R$ 218.720. O Legacy --a Outback é baseada na
perua Legacy-- remodelado chega até o fim do ano, de acordo
com o importador.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
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