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RENOVAÇÃO
Carro da Chevrolet tem agora propulsor a diesel com 132 cavalos
Novo motor amplia "fúria" da picape S10 Executive
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Graças ao seu poder de aceleração, o
destaque da nova
picape Chevrolet
S10 Executive cabine dupla (topo de
linha) no teste Folha-Mauá foi o
desempenho. Ela gastou 11,3
segundos na retomada de velocidade de 80 a 100 km (veja quadro). Uma de suas principais concorrentes, a Toyota Hilux 3.0 turbodiesel, necessitou de 14,5s.
Contando com motor 2.8 turbodiesel, a S10 Executive ficou
mais robusta que a versão anterior com propulsor 2.4 a gasolina.
De fato, com a potência de 132 cv
(cavalos) a 3.600 rpm e torque
(força) de 34 kgfm a 1.800 rpm, o
veículo virou um verdadeiro "canhão". A velocidade final, segundo a fábrica, chega a 171 km/h.
Mas nem tudo são flores. A picape precisou de 13,33 segundos
para atingir os 100 km/h. A Ford
Ranger 2.3 a gasolina é um pouco
mais rápida: demora 12,48s.
No quesito frenagem, a picape
se mostrou mediana, já que, para
realizar uma parada a 80 km/h,
precisou de 45,5 metros. Como
as respostas ao acionar o pedal
do freio não eram imediatas, para
realizar freadas mais seguras e
"firmes", foi necessário usar e
abusar do freio-motor.
Durante a medição, a S10 Executive mostrou ainda um nível de
ruído de 69 decibéis a 100 km/h.
Marca bastante positiva para uma
picape a diesel, já que esse tipo de
motor geralmente é mais ruidoso.
A vocação de veículo fora-de-estrada da S10 Executive é evidente, devido ao porte robusto e à tração nas quatro rodas. No entanto,
a picape também leva jeito para
rodar sem problemas na cidade.
Preço
O espaço interno é suficiente
para oferecer conforto aos passageiros dos bancos da frente e de
trás, um aspecto raro em picapes
de porte médio.
Entre os itens de série estão direção hidráulica, ar-condicionado, bancos com revestimento em
couro, regulagem do banco do
motorista, volante revestido em
couro, console no teto com luzes
de leitura, bússola, porta-copos e
vários porta-objetos.
Os únicos opcionais disponíveis
para a S10 Executive são toca-CDs
e pintura metálica ou perolizada.
O preço da versão renovada, com
pintura sólida, fica em R$ 76.124.
De acordo com a General Motors, a mudança de motor da S10
Executive de gasolina para diesel
faz parte de uma estratégia para
responder ao apelo do consumidor. Os modelos a diesel representam hoje 80% do mercado de
picapes compactas no país.
(ALADIM LOPES GONÇALVES)
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