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São Paulo, domingo, 17 de agosto de 2003

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COMPARATIVO

206, C3, Clio e o alemão Polo batem Corsa, Fiesta, Gol e Palio em desempenho e custo-benefício

França vence duelo dos compactos

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Com exceção de Citroën C3 e Volkswagen Polo, os hatchbacks compactos são conhecidos por suas versões "populares". Mas, equipados com motor 1.6 ou 1.8, oferecem bom desempenho. O problema é o preço: os oito modelos aqui testados custam entre R$ 24.240 (Renault Clio) e R$ 31.540 (C3).
Completo, o preço equivale ao de um médio. O Chevrolet Corsa pode atingir R$ 41.051. O Astra custa a partir de R$ 32.103 e oferece mais espaço. Aliás, se o consumidor quiser levar a família, é melhor esquecer os compactos. Eles também não dão status. Externamente, pouco diferem dos 1.0.
Peugeot 206, Clio, Polo e C3 são as melhores opções do segmento. Os quatro unem preço, equipamentos de série, desempenho e boas médias de consumo.
Com seis versões de acabamento, o 206 prova que a Peugeot acertou ao fabricá-lo no Brasil. É o mais econômico: faz 11,1 km/l na cidade -idêntico ao Fiesta- e 16,6 km/l na estrada. Números próximos aos de "populares".
Assim como no Clio, a lista de opcionais do 206 é mínima. O único pacote inclui ar-condicionado e vidros e travas elétricos (R$ 3.170). A Renault só oferece ar-condicionado (R$ 2.650). Outros equipamentos, nos dois casos, são vendidos nas autorizadas.
O Clio é o único com duplo airbag de série. A versão Authentique é a mais barata do mercado, mas peca por não ter freios ABS (antitravamento), opcionais só na topo de linha. O Clio "bebe" mais que o 206 e, nas retomadas, apenas o Fiat Palio é mais rápido.
O C3 encarna o conceito de compacto premium. O mais simples traz, de série, direção elétrica, velocímetro digital e freios com ABS, EBD (distribuição eletrônica da frenagem) e AFU (assistência à frenagem de emergência).
Nos opcionais, a vantagem do C3 é oferecer os menores preços. Seu airbag custa R$ 880. Quem quiser ter um Corsa com o equipamento precisa gastar R$ 14.179 -ele é vendido em um pacote que inclui todos os opcionais.
O Polo foi pioneiro entre os premium, mas perdeu a majestade. O ar-condicionado não existe mais na versão de entrada, e a direção passou de eletridráulica a hidráulica. A chegada do Tupi causará o fim de suas versões mais simples, e ele voltará a ser o que era. Seus pontos fortes são espaço interno, ergonomia e boa dirigibilidade.



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