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COMPACTOS
Fiat tem o melhor desempenho, Corsa e Gol inovam por consumir álcool e gasolina, e Fiesta é o mais simples
Palio segue na frente dos "perdedores"
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Chevrolet Corsa e
Volkswagen Gol
travam uma disputa particular. Ambos podem ser
abastecidos com
gasolina, álcool ou qualquer
quantidade dos dois. Reestilizado
em 2002, o Corsa leva vantagem
de ter um projeto novo, enquanto
o Gol mostra -até mesmo nos
botões dos vidros elétricos- que
já tem 20 anos de estrada.
Na pista, segue a superioridade
do Corsa. O modelo atingiu 100
km/h em 10,20s, contra 11,39s do
concorrente. Em compensação, o
consumo de álcool muito maior
-7,3 km/l no Chevrolet e 7,2
km/l no VW- tira o "brilho" do
álcool (veja os números abaixo).
Vale lembrar que só compensa
optar pelo combustível se seu preço for 70% do da gasolina. Segundo a ANP (Agência Nacional do
Petróleo), o valor médio do litro
em São Paulo é R$ 1,89 para a gasolina e R$ 0,98 no caso do álcool.
O Corsa Flexpower, com gasolina, também tem desempenho superior ao do antigo propulsor 1.8.
Se antes gastava 11,83s até 100
km/h, agora usa 10,60s. E o consumo diminuiu apenas 0,1 km/l.
Veloz e furioso
Usando gasolina, a superioridade do Fiat Palio é inegável -seu
motor é o mesmo do Corsa, mas
sem o chip que permite qualquer
combustível.
Ele é o mais rápido entre os oito
compactos testados pela Folha e
pelo IMT (Instituto Mauá de Tecnologia). Em 10,37s faz a prova de
0 a 100 km/h.
Além disso, apresenta mais fôlego nas retomadas. Em preço, perde apenas para Renault Clio e
Ford Fiesta. Mas um fato acaba
com todas as suas qualidades: o
Palio atual sai de cena até dezembro, dando lugar à terceira geração da família de Betim (MG).
Desde o lançamento do Fiesta,
também no ano passado, a Ford
foi aprimorando seu acabamento
interno. Ainda não arranca suspiros de quem anda nele, mas já
melhorou. Na pista, foi o último a
marcar 100 km/h (11,83s) e ficou
entre as piores retomadas.
O Fiesta e o Corsa são os únicos
a não terem direção hidráulica de
série -a lista de equipamentos
do Fiesta é a mais pobre de todas,
porém ele é R$ 910 mais caro que
o Clio. No Corsa, só a pintura metálica não obriga o consumidor a
comprar outros equipamentos.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
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