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São Paulo, domingo, 17 de agosto de 2003

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CARTAS

O C3 que não veio
""Troquei meu Xsara Picasso Exclusive por um C3 Exclusive. Apesar do bom atendimento da revenda Grife, fiquei insatisfeito com o pacote de opcionais e os itens de conforto e segurança que não estão disponíveis para a versão nacionalizada do carro. As publicações especializadas cogitavam o lançamento da versão do C3 como é produzido na Europa, com teto solar, airbags laterais dianteiros, computador de bordo, ar-condicionado digital com sensor de temperatura externa, compartimento de objetos abaixo do banco do motorista e porta-objetos em frente ao banco do passageiro dianteiro. Mas, quando as primeiras unidades chegaram às revendas, constatei que vinham com muito menos do que eu esperava. Fiquei surpreso por rodas de liga leve, airbags e toca-CDs com comando no volante serem opcionais na versão Exclusive. Esse seria um pacote mínimo a ser oferecido como itens de série, mas foi uma tática da Citroën de pôr o carro na mesma faixa de preço de seus concorrentes. Até aí tudo bem, mas quero saber para que serve uma chave que controla à distância o fechamento das portas, mas não levanta os vidros e não protege o interior do carro com algum tipo de sensor ultra-sônico? Além disso, estampar no manual o funcionamento de itens que nem serão oferecidos no Brasil é debochar do consumidor." Paulo Eduardo de Souza (Uberaba, MG)
Resposta - A Citroën não respondeu à carta do cliente, enviada à montadora em julho, mesmo depois de várias solicitações. Réplica - O leitor disse à Folha que foi ignorado pela Citroën.

Fiesta enferrujado
"Meu pai comprou um Fiesta 2003 Supercharger, em abril, na concessionária Caoa Pompéia. Já na primeira volta, notei barulhos nas portas. Ao sair do carro, percebi que as borrachas externas de vedação estavam descoladas. Deixei o veículo na garagem e, na manhã do dia seguinte, notei que uma das calotas havia sumido. Comprei outra calota, mas, ao sair da revenda, uma pessoa me avisou que outra calota havia caído. Parei o carro e percebi que não havia a trava de fixação. Resolvi retirar as quatro calotas. Foi quando descobri que as rodas estavam enferrujadas. A pinça do freio e outros itens de ferro também estavam corroídos. Levei o carro à Caoa Freguesia do Ó, e o consultor técnico constatou que todos os componentes de ferro estavam enferrujados. Ele notificou a fábrica e prometeu uma resposta em 48 horas." Franz Max Huet Vacek (São Paulo, SP)
Resposta - A Ford disse que as reclamações citadas pelo cliente foram resolvidas pela Caoa.

Sem chave
"Adquiri, em junho, um Fiesta Street 2003. Quando fui abastecê-lo, notei que o bocal do tanque não tinha chave. Pedi uma tampa com chave à Ford, e eles se negaram a instalar. Comprei a peça e vou à Justiça para reaver R$ 48." Luiz Aldo Cordeiro Leite Filho
(João Pessoa, PB)
Resposta - Segundo a Ford, o sistema do bocal de gasolina é seguro, impedindo a entrada de ar no reservatório e a retirada de combustível. A Ford diz ainda que o cliente tem a opção de trocar o bocal por um com chave em qualquer autorizada da marca.


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