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ESQUADRÃO INTERMEDIÁRIO
Francesas brigam contra imagem de caras
DA REDAÇÃO
Se o Chevrolet Corsa é a melhor opção para os motoristas
mais apressados, ele não leva a
melhor na ponta do lápis. As
montadoras francesas, preocupadas com a imagem de careiras, têm ajudado o consumidor.
A Renault sai na frente quando o assunto é garantia. Oferece
três anos para o Sandero, e as
outras marcas dão um ano.
Também adianta que o amortecedor traseiro do carro, desenhado no Brasil, custa R$ 287.
Por sua vez, a Citroën estabeleceu o valor das revisões do
C3: a primeira sai por R$ 195.
Uma autorizada Volkswagen
cobra R$ 210 pelo serviço; uma
Chevrolet pede R$ 300. A Ford
cobra três parcelas de R$ 39,90.
É bom cobrar menos para
compensar o gasto com funilaria. Um estudo do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) mostra que o
Fiesta tem o reparo mais difícil
e caro. Numa escala de 10 a 60
-quanto mais baixa a nota, melhor-, ele obteve 18. Foi seguido de perto pelo Corsa, com 16,
enquanto o Sandero e o Gol ficaram com 13 pontos.
A boa notícia para os compradores do Gol segue com o
valor do seguro. Se os carros da
Volkswagen costumam ter os
prêmios mais caros, aqui o fardo passa para o 207.
Cotação da Porto Seguro feita a pedido da Folha indica o
valor de R$ 2.167,71 para proteger o Peugeot. O mesmo perfil
-homem, morador de Higienópolis (centro de São Paulo),
30 anos- pagaria R$ 1.354,60
se a escolha fosse um Sandero.
O Gol exige R$ 1.983,39.
Para as mulheres, o seguro
mais caro também é o do 207
(R$ 1.781,87), mas o mais em
conta passa a ser o do Corsa:
sai por R$ 1.207,98. Elas, responsáveis por 60% das vendas
do C3, pagam R$ 1.475,98 na
proteção do Citroën.
Outro "calo" nas rodas de liga leve do 207 -o único com o
acessório de série na versão
mais barata- é o porta-malas.
São 245 litros. O campeão é o
Sandero, com 320 litros.
Visual
Nenhuma das considerações
acima importa? Então a decisão passa para o lado pessoal e
deve ser definida pelo design.
Segundo estatísticas da Citroën, 96% dos donos do C3
-que ganha uma versão automática no próximo mês- estão
satisfeitos com o estilo e as linhas externas do compacto.
Mesmo assim, ele se juntou
aos outros cinco carros desse
comparativo para ganhar um
"toque de brasilidade". Para o
bem ou para o mal, os seis sofreram alterações pensadas pelas filiais brasileiras.
Para o consumidor guiado
pela imagem, porém, é melhor
ir de Gol. Ainda que não transforme ninguém em Gisele
Bündchen, faz todos virarem o
pescoço em sua direção.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
Os carros foram cedidos para teste
pelas montadoras
NA INTERNET
www.folha.com.br/082275
veja os números completos dos
testes
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