|
Próximo Texto | Índice
ESPECIAL SALÃO DE SÃO PAULO
Anhembi sem ar-condicionado expõe 28 marcas para 500 mil pessoas; Ferrari faz suspense sobre a vinda do novo F430
Desfile sobre rodas
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS
A chance de estar perto de sonhos como Mercedes-Benz SLR
McLaren ou Ferrari 612 Scaglietti
está próxima. Na quinta-feira, o
pavilhão de exposições do
Anhembi passa a abrigar o Salão
de São Paulo. O desfile de novidades ajuda o Brasil a entrar em sintonia com os lançamentos dos últimos salões de Frankfurt e Paris.
As principais novidades estão
entre os modelos que pouquíssimos visitantes podem levar para
sua garagem -ou para o exterior,
como aconteceu com o único brasileiro que tem um SLR. "O cliente
[de modelos muito caros] é bem
informado. Ele já esteve no exterior e viu os lançamentos", diz
Luis Fernando Beréa, diretor de
vendas da DaimlerChrysler.
De olho num mercado que deve
fechar o ano com 4.000 vendas, ele
caprichou nos estandes das marcas do grupo: além do SLR, os
"mortais" conferem, na Mercedes, o CLS, primeiro cupê quatro
portas do mundo, e a segunda geração do SLK, que, com sorte, já
pode ser visto nas ruas. No espaço
da Chrysler, destaque para o sedã
300 C. Como em 2002, a Dodge
mostra a Ram, picape que deve
ser oferecida até dezembro.
Em sua 23º edição, o Salão de
São Paulo reúne novidades que
estrearam no de Paris, no mês
passado. O jipinho Kia Sportage
chega totalmente mudado, a
Porsche exibe o Boxster, a Citroën
traz o C4 -à venda por R$ 80 mil
em 2005-, e a BMW traz o Série
1. Outra novidade é a volta da
Seat, que apresentará o compacto
Altea. Já a Ferrari faz suspense sobre a vinda do novíssimo F430.
As 28 montadoras também
apostam em conceitos, aqueles
carros que podem parecer loucura de designers, mas que antecipam tendências. São eles Audi Le
Mans, Honda HSC e Volkswagen
Concept R, o novo Golf conversível que será produzido em série.
Entre os "compráveis", o VW
Cross Fox deve ser o destaque. As
revendas o recebem no começo
de 2005. Ele terá o papel que o Polo Fun tem na Europa -a versão
"off-road" do hatchback será unicamente exibida por aqui. Chevrolet Corvette C6, Ford Mustang
GT-R e Citroën C3 Pluriel
serão exibidos, mas não devem
chegar às revendas brasileiras.
Com expectativa de repetir
os 500 mil visitantes da última
edição, o Salão de São Paulo acontece num Anhembi levemente
modificado. Não, ar-condicionado não foi instalado, mas a parte
central do mezanino foi removida. O espaço interno continua o
mesmo, mas a organizadora da
feira, promete melhor distribuição dos expositores e melhor integração com o prédio central.
Além do calor, quem pagar
R$ 20 pelo ingresso vai encontrar
estandes sem novidades, como o
da Jeep. O novo Grand Cherokee,
apresentado em Nova York em
abril, chega aqui no fim do ano
que vem. A Toyota não confirma
se a nova Hilux estará em seu estande. E a Fiat nega que mostrará
a Idea, que começa a ser fabricado
em Betim (MG) em 2005. Como o
painel será diferente do europeu,
prefere deixá-la guardada, e só
traz uma série especial da Doblò.
Próximo Texto: Esportivos: Holofotes se fixam nos "velozes e furiosos" Índice
|