|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
JIPES E PICAPES
Montadoras aproveitam alta do setor e expõem, no Salão de São Paulo, modelos maiores e mais confortáveis para seduzir clientela das cidades
Utilitários desbravam mercado urbano
VANESSA GARCIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA
De olho na vocação cada vez
mais urbana dos utilitários esportivos e picapes com visual "off-road", as montadoras prometem
congestionar o salão com novos
modelos do gênero.
A Kia traz o recém-lançado
Sportage direto de Paris, onde o
carro fez sua estréia mundial no
mês passado. O utilitário tem design mais moderno, capacidade
para cinco passageiros, novas opções de motor (2.0 e 2.7 litros) e
câmbio automático.
Um novo concorrente já se prepara para disputar a briga com o
Sportage. A Hyundai lança o Tucson, uma espécie de "irmão" mais
novo do Santa Fé. Ele começa a
ser vendido em novembro em
duas opções de motorização: 2.0 e
2.7 V6 (seis cilindros em "V").
Além do Kia, também vai concorrer com Honda CR-V, Toyota
RAV4 e Mitsubishi Pajero TR4.
A terceira geração do Land Rover Discovery divide a atenção
com esses dois lançamentos. Ele
tem distância entre eixos maior
que a do anterior (passou de 2,5 m
para 2,8 m). O estepe, que ficava
na traseira, agora está sob o assoalho do porta-malas. Por dentro,
destaque para a configuração dos
assentos -os passageiros que estão nas segunda e terceira filas de
bancos ficam mais alto, o que proporciona melhor visibilidade.
A Ford confirma a volta do jipão
de luxo americano Explorer. Suas
vendas começam já em novembro, na versão topo de linha Limited, que custará R$ 204 mil. O motor é um 4.0 V6.
Uma outra atração no estande
da Ford será o Escape Híbrido,
um utilitário ecológico, recém-lançado nos Estados Unidos.
Picapes
A Troller apresenta sua picape
Pantanal, que chegará às lojas em
março de 2005. O modelo tem cabine simples feita de fibra de vidro, e a intenção é roubar mercado, principalmente, de Chevrolet
S10 e Nissan Frontier.
Outro modelo que deve chamar
a atenção é a Chevrolet SSR. Trata-se de uma picape conversível
que, na prática, é um esportivo de
dois lugares com um grande porta-malas (671 litros). A SSR chama a atenção pelas linhas que
lembram carros dos anos 50.
O motor é o mesmo do Corvette, um 6.0 V8 que gera 390 cavalos
de potência. No entanto, os brasileiros não devem se animar muito: segundo a General Motors, a
SSR tem poucas chances de ser
vista rodando nas ruas nacionais.
A montadora traz outra picape:
a Avalanche. Nos EUA, é classificada como utilitário porque o
compartimento onde a bagagem
é armazenada é fechado. No total,
pode armazenar até 1.500 litros de
carga. Diferentemente da SSR, a
Avalanche pode ser importada
por se beneficiar do acordo bilateral com o México, onde é produzida. Se vier para o Brasil, terá uma
forte concorrente: a Dodge Ram,
já mostrada em 2002 e cujas vendas começam ainda neste ano. A
Toyota guarda segredo se exibe a
Hillux reestilizada, que chega da
Argentina no primeiro semestre.
Texto Anterior: Sedução é maior do que volume real de vendas Próximo Texto: Peugeot, Renault e VW expõe novos "made in Brazil" Índice
|