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PERUAS E MINIVANS
Lançamentos de Jaguar, Peugeot e Toyota tentam dar fôlego às "station wagons", que perdem mercado continuamente desde 1999
"Renascidos", modelos brigam por espaço
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Até 2003, o futuro das peruas
parecia fadado ao fim. Desde a
chegada da Renault Scénic (1999),
as minivans vinham roubando,
de forma constante, a fatia de
mercado em que antes reinavam
absolutas as "station wagons".
Porém, neste ano, as peruas
voltaram com a chegada da Toyota Fielder e com o início da produção, em novembro, da Peugeot
206 SW. E a leva não pára por aí.
No Anhembi, a marca francesa
também mostra a 407 SW.
Já a clássica Jaguar leva ao salão
a moderna X-Type Estate. Desenvolvida com o objetivo de conquistar um público na faixa entre
30 e 35 anos, a primeira perua
da montadora chega ao Brasil
com motor 2.0 V6 (seis cilindros
em "V") de 156 cv (cavalos).
Sedãs familiares
Além das novas peruas, outra
atração no Salão de São Paulo são
os chamados sedãs familiares.
A Chrysler traz o 300 C. Lançado
como protótipo na edição 2003
do Salão de Nova York, será
a principal atração do estande
da montadora americana. E a
Peugeot mostra o sedã médio-grande 407. O estilo é o diferencial. Os faróis de "olhos puxados"
e a grande entrada de ar na dianteira chamam a atenção.
Quem também quer atrair holofotes é a Kia, com o Opirus. Seus
faróis lembram muito a antiga
versão do Mercedes-Benz Classe
E, e o ponto forte do coreano se
encontra no quesito segurança. O
modelo conta com os sistemas
TCS (controle de tração) e EBD
(distribuição eletrônica da força
de frenagem) contra acidentes.
(LUCAS LITVAY)
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