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ESPORTIVO
Idade é o que pesa contra o hatchback médio, que custa R$ 58.792
VW Golf GTI
VW Golf GTI ganha 30 cv e mais itens de conforto
DA REDAÇÃO
O Golf GTI ganhou mais potência e itens de conforto -estes últimos para atrair um público que
não abre mão de "descansar"
mesmo quando está em um modelo de alta performance.
Em vez dos 150 cv (cavalos), o
hatchback médio da Volkswagen
recebeu o mesmo motor turbinado de 180 cv que equipa o Audi A3
turbo. O câmbio da unidade avaliada pela Folha é o Tiptronic
também presente no carro da
marca das quatro argolas. Aliás,
os dois são feitos na mesma fábrica, em São José dos Pinhais (PR).
Basta ver as luzinhas no painel
para ter uma noção da quantidade de equipamentos eletrônicos
que ajudam a controlar esse "foguete": além do indispensável
ABS (sistema antitravamento), há
EBD (distribuidor eletrônico de
pressão nos freios), ASR (sistema
que impede a patinação das rodas), EDL (bloqueador eletrônico
do diferencial) e ESP (programa
eletrônico de estabilidade).
Este último pode ser desativado
em um botão no painel, caso o
motorista seja habilitado a controlar o esportivo "no braço" em
situações críticas. Essa parafernália (a maior parte dos componentes é importada) é responsável pelo preço da versão, R$ 58.792.
Além da potência, é bem elevado o torque (força) do motor
-24 kgfm, três vezes o de um
"popular", alcançados a baixas
1.950 rpm (rotações por minuto).
Informações da montadora dão
conta de que a aceleração de 0 a
100 km/h da versão é realizada em
8,2 segundos (com transmissão
manual, é de 7,8s). A velocidade
chega a 205 km/h. Como era de
esperar, o modelo "bebe" bastante: roda só 7,5 quilômetros com
um litro de gasolina na cidade. Na
estrada, faz 14,7 km/l.
Contradição e desenho
Entre os itens que contrariam a
condição de esportivo, estão as
quatro portas, o controlador de
velocidade e o sensor de chuva (o
limpador se move de acordo com
a intensidade com que a água cai).
Vem ainda com computador de
bordo que fornece dados como
consumo instantâneo, velocidade
média e tempo de duração de
uma viagem, entre outros. Mais
simples, porém não menos importantes, são os porta-copos embutidos no painel e um porta-óculos à esquerda do motorista.
O que depõe contra o Golf é a
idade do projeto. Já faz quatro
anos que o carro começou a ser
importado com esse mesmo desenho. Em 1999 começaria a ser
fabricado aqui.
(LUÍS PEREZ)
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