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ENQUETE
A convite da Folha, 14 profissionais das áreas de design, moda, beleza, arquitetura e decoração se debruçam sobre o design dos carros
Stilo é o mais bonito; Doblò e Ka, os mais feios
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Qual o carro mais bonito do
Brasil? E o mais feio? Para descobrir essas respostas, a Folha fez
uma enquete com 14 pessoas ligadas a design, moda, arquitetura,
beleza e decoração. O Fiat Stilo se
destacou como o "queridinho"
dos entrevistados, enquanto Ford
Ka e Fiat Doblò foram lembrados
como os "monstrinhos" da indústria automobilística do Mercosul.
"O Doblò é estranho", resume
Jacqueline Meirelles, que foi Miss
Brasil 1987 e hoje atua como personal stylist. "A Fiat sempre foi
exemplo de tendências em design, mas os últimos modelos têm
me espantado pelo desenho feio e
antiquado", critica Lara Vollmer,
uma das diretoras da ADG (Associação dos Designers Gráficos).
Desde que desembarcou por
aqui, em 1997, o Ka sempre chamou a atenção pelo desenho polêmico, na linha do "ame ou odeie".
Sua traseira foi reestilizada em
2001 só para agradar ao brasileiro.
Mesmo assim, parece ter provado
que seu estilo new edge não agrada tanto como no Focus.
"O Ka tem uma linha muito
atual, que acaba se desgastando",
afirma Henning Dauch, gerente-geral da Swarovski Crystal Components. "O estilo do Ka é arredondado demais", analisa o designer Alessando Jordão, que
usou as formas do Volkswagen
Fusca para criar uma poltrona.
Mas há quem defenda o compacto da Ford. "Para as mulheres,
gosto de carros pequenos, como o
Ka. Se alguém o vir de longe, tem
a impressão de que vai sair uma
moça bonita de dentro quando
abrir a porta", diz a dermatologista Ligia Kogos. Ela afirma que os
homens ficam bem em um Stilo.
O belo
Fabricado em Betim (MG) desde 2002, o Stilo não conseguiu a liderança no ranking de vendas dos
médios, mas ganhou mais votos
que os concorrentes Chevrolet
Astra e Volkswagen Golf. "Tem
algo de retrô, sendo muito moderno", opina Sergio Garrido,
coordenador do curso de negócios da moda da Universidade
Anhembi Morumbi.
Para Marcelo Silva Oliveira,
coordenador dos trabalhos de
graduação de desenho industrial
da Universidade Presbiteriana
Mackenzie, o Stilo é como um terno Armani. "É o desenho mais
bonito, sai da mesmice." Ele cita
"a largura e a cintura alta" como
destaques do hatchback da Fiat.
Com a propriedade de quem
tem um na garagem, a estilista
Marcella Sant'Anna vai mais longe. "O Stilo é um excelente carro e
tem bom preço pelo que oferece."
O Golf -que já ganhou uma
nova geração na Europa- mostra que ainda tem fôlego por aqui.
Conquistou três votos. "É o carro
nacional mais legal", diz o estilista
Valdemar Iódice.
Mas, afinal, o que é um carro
bonito? Para Haroldo Pinheiro,
presidente do IAB (Instituto de
Arquitetos do Brasil), o desenho
deve ser limpo e atual. "Observo
os automóveis com olhos de leigo,
mas preocupado com a aerodinâmica, o aproveitamento do espaço, o conforto interno versus a dimensão externa e a ausência de
traços ou detalhes supérfluos."
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