São Paulo, domingo, 18 de abril de 2004

Próximo Texto | Índice

ENQUETE

A convite da Folha, 14 profissionais das áreas de design, moda, beleza, arquitetura e decoração se debruçam sobre o design dos carros

Stilo é o mais bonito; Doblò e Ka, os mais feios

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Qual o carro mais bonito do Brasil? E o mais feio? Para descobrir essas respostas, a Folha fez uma enquete com 14 pessoas ligadas a design, moda, arquitetura, beleza e decoração. O Fiat Stilo se destacou como o "queridinho" dos entrevistados, enquanto Ford Ka e Fiat Doblò foram lembrados como os "monstrinhos" da indústria automobilística do Mercosul.
"O Doblò é estranho", resume Jacqueline Meirelles, que foi Miss Brasil 1987 e hoje atua como personal stylist. "A Fiat sempre foi exemplo de tendências em design, mas os últimos modelos têm me espantado pelo desenho feio e antiquado", critica Lara Vollmer, uma das diretoras da ADG (Associação dos Designers Gráficos).
Desde que desembarcou por aqui, em 1997, o Ka sempre chamou a atenção pelo desenho polêmico, na linha do "ame ou odeie". Sua traseira foi reestilizada em 2001 só para agradar ao brasileiro. Mesmo assim, parece ter provado que seu estilo new edge não agrada tanto como no Focus.
"O Ka tem uma linha muito atual, que acaba se desgastando", afirma Henning Dauch, gerente-geral da Swarovski Crystal Components. "O estilo do Ka é arredondado demais", analisa o designer Alessando Jordão, que usou as formas do Volkswagen Fusca para criar uma poltrona.
Mas há quem defenda o compacto da Ford. "Para as mulheres, gosto de carros pequenos, como o Ka. Se alguém o vir de longe, tem a impressão de que vai sair uma moça bonita de dentro quando abrir a porta", diz a dermatologista Ligia Kogos. Ela afirma que os homens ficam bem em um Stilo.

O belo
Fabricado em Betim (MG) desde 2002, o Stilo não conseguiu a liderança no ranking de vendas dos médios, mas ganhou mais votos que os concorrentes Chevrolet Astra e Volkswagen Golf. "Tem algo de retrô, sendo muito moderno", opina Sergio Garrido, coordenador do curso de negócios da moda da Universidade Anhembi Morumbi.
Para Marcelo Silva Oliveira, coordenador dos trabalhos de graduação de desenho industrial da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Stilo é como um terno Armani. "É o desenho mais bonito, sai da mesmice." Ele cita "a largura e a cintura alta" como destaques do hatchback da Fiat.
Com a propriedade de quem tem um na garagem, a estilista Marcella Sant'Anna vai mais longe. "O Stilo é um excelente carro e tem bom preço pelo que oferece."
O Golf -que já ganhou uma nova geração na Europa- mostra que ainda tem fôlego por aqui. Conquistou três votos. "É o carro nacional mais legal", diz o estilista Valdemar Iódice.
Mas, afinal, o que é um carro bonito? Para Haroldo Pinheiro, presidente do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), o desenho deve ser limpo e atual. "Observo os automóveis com olhos de leigo, mas preocupado com a aerodinâmica, o aproveitamento do espaço, o conforto interno versus a dimensão externa e a ausência de traços ou detalhes supérfluos."


Próximo Texto: Acompanhe a votação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.