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DESEMPENHO
Modelo da Citroën é mais ágil e ruidoso que o da Honda
Condução do C3 é mais agradável que a do Fit
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Por enquanto,
Citroën C3 e Honda
Fit contam apenas
com uma opção de
motorização. O
modelo francês deve ganhar uma versão 1.4 no segundo semestre, dependendo da
cotação do dólar. Apesar de a
Honda não anunciar, ela pode
trazer o 1.5 que é vendido no Japão -lá, o 1.4 é chamado de 1.3
por ter 1.339 cm3 de cilindrada.
Se, na hora da compra racional,
o Fit leva vantagem por trazer
mais equipamentos de série e melhor espaço interno, o motorista
que prefere diversão ao volante
vai optar pelo C3. Só o fato de ter
um motor com 30 cavalos a mais
que o concorrente -110 cv contra 80 cv- já lhe dá vantagem.
Além disso, as relações de marcha foram encurtadas para o mercado nacional. Mas há algo que
estraga a "brincadeira". Acima do
painel digital está o conta-giros.
Semelhante a um dial de rádio, é
difícil ver seu ponteiro, e não há a
útil faixa vermelha que indica as
rotações mais elevadas.
Na hora de chegar aos 100 km/h,
o compacto da Citroën leva 10,88
segundos, de acordo com a aferição do IMT (Instituto Mauá de
Tecnologia). Ele é mais lento que
o Peugeot 206 e mais rápido que o
Renault Clio, que registraram,
respectivamente, 10,41s e 11,07s.
Não são rivais diretos
Equipado com câmbio CVT, o
modelo da Honda precisou de
13,43s para alcançar os 100 km/h.
Obviamente, diante de tantas diferenças mecânicas, não se trata
de um comparativo direto entre
os dois novos carros do mercado.
No dia-a-dia, o motorista sente
a lentidão das retomadas do Fit.
Para passar de 80 a 120 km/h, o
modelo da Honda demora 12,5s.
Mas o C3 não fica tão à frente
-leva 12,3s na mesma prova.
O C3 se mostrou mais ruidoso
do que o Fit. A 100 km/h, o primeiro registra 69 decibéis, e o segundo, 66 decibéis. No caso do
Fit, o motorista esquece os ruídos
do motor porque a multiplexagem faz com que o volume aumente conforme a velocidade.
O C3 traz freio a disco nas quatro rodas, enquanto o Fit os usa na
dianteira. Na traseira, eles são a
tambor. As unidades testadas tinham ABS (sistema antitravamento) e EBD (controle eletrônico da força de frenagem).
O resultado foi uma frenagem
eficaz. Passar de 100 km/h à imobilidade "custa" ao C3 uma distância de 63 metros. No Fit essa
marca cai para 62 m.
(JAA)
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