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MOTONOVELA
Mesmo quem desconfia do poder de sugestão da TV diz que aparições ajudam a posicionar marcas no mercado
Exposição na telinha impulsiona vendas
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Atores e homens de marketing
concordam que a aparição das
motos nas novelas ajuda a aquecer o mercado, mesmo com modelos de alto preço.
Para Andrés Fuse, gerente da
BMW Motorrad do Brasil, é muito importante aparecer um modelo da marca em horário nobre.
"Além de mostrar um produto
nosso, a presença de motos na novela mostra a realidade nas ruas
do país", afirma Fuse.
Segundo ele, esse tipo de aparição gera interesse nas pessoas e
acaba levando alguns clientes para a loja em busca da "moto da
novela". "É claro que a venda é algo mais demorado, mas a novela é
um bom incentivo", diz o gerente
da BMW. O modelo que Rodrigo
utilizava custa R$ 76,9 mil.
Mesmo desconfiando do aumento das vendas por influência
da novela, Júlio Yabuya, gerente
de marketing da Yamaha, diz que
isso ajuda no posicionamento da
marca. A Yamaha V-Max pilotada por Cláudio custa R$ 40 mil.
Loja
Opinião diferente tem Luiz Alberto Diniz, dono da Rio England,
concessionária de motocicletas
no shopping Towndown, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
Eles não apenas emprestaram
alguns modelos da Ducati, como
a própria loja para as gravações.
"A Globo nos procurou para saber da possibilidade de fazerem
algumas gravações aqui na loja, e
nós aceitamos, por entender que
seria uma grande estratégia de
marketing", conta Diniz.
Na novela, a Rio England se tornou a loja de Rodrigo Santoro e de
Erik Marmo. Em um dos capítulos, eles chegaram a mostrar uma
MV Agusta, que custa R$ 122 mil,
a um cliente fictício.
"A exposição foi muito boa porque, além de mostrar as motos,
havia acessórios, roupas e capacetes, o que acabou nos tornando
mais conhecidos", declara Diniz.
Com relação a um possível aumento de vendas, ele afirma que a
novela influiu positivamente.
"Muitos clientes entram na loja e
pedem a moto do Cláudio."
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