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PICAPE
Novo modelo da Chevrolet quer dobrar participação de mercado que antecessora tinha; preço começa em R$ 29.990
Montana pretende apagar memória da Picape Corsa
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
ENVIADO ESPECIAL A FOZ DO IGUAÇU
Depois de 22 meses de trabalho
e US$ 125 milhões investidos, nasce a primogênita da nova geração
de picapes pequenas. Derivada do
Chevrolet Corsa, a Montana chega com intenção de apagar os pífios resultados da Picape Corsa.
Até setembro, foram vendidas
5.291 unidades. Enquanto isso, a
Fiat comercializou 18.866 Strada,
e a Volkswagen, 12.528 Saveiro.
"Queremos passar de 12% de
"market share" para 25%", diz
Santiago Chamorro, diretor de
marketing da General Motors.
Para isso a picape sai da linha de
São José dos Campos (91 km a
nordeste de São Paulo) em três
versões de acabamento e com a
maior caçamba da categoria.
A Montana pode levar 735 kg de
carga -4 kg a mais que a Volkswagen Saveiro 1.8, 30 kg a mais
que a Fiat Strada 1.8 e 35 kg a mais
que a Ford Courier 1.6. A caçamba
do novo modelo comporta, por
exemplo, uma moto. Uma reentrância na lateral ajuda na fixação
da carga, mas exige certo equilíbrio de quem ali sobe.
Outra novidade que a Montana
traz é ser equipada exclusivamente com motor bicombustível. Nesse caso, um 1.8 que gera 109 cv
com álcool e 105 cv com gasolina
-a Picape Corsa tinha 92 cv. A
Saveiro 1.6 também conta com a
opção de os dois combustíveis.
Fora-de-estrada
Das três versões de acabamento,
destaque para a Off Road, que
chega para encarar de frente a
Strada Adventure. Mas o modelo
da Fiat leva vantagem: custa menos, tem suspensão elevada e
pneus de uso misto -segundo a
GM, eles aumentam o nível de
ruído e não são seguros. No test-drive para a imprensa, a montadora só permitiu rodar no asfalto.
A Montana Off Road sai por
R$ 31.460 (R$ 29.490 pela internet). Por R$ 29.692, o comprador
da Strada leva ainda vidros e travas elétricas. As duas picapes são
"maquiadas": têm estribos laterais, quebra-mato e santantônio.
Mas todos são vendidos nas autorizadas Chevrolet e podem ser colocados na Montana básica.
Pensada para jovens urbanos,
refinados e que curtem a noite, a
opção Sport traz pára-choque
pintado na cor do carro, capota
marítima, farol de neblina e interior que imita alumínio, como na
manopla do câmbio. Essa versão
custa R$ 29.760 -R$ 1.850 menos
se comprada pelo computador.
Corsa
"É a primeira vez que uma picape tem personalidade própria,
não é derivada de um produto
que já existe", afirma Walter Wieland, presidente da montadora.
Mas algumas semelhanças com o
Corsa não passam despercebidas.
Além do motor, a Montana herda o interior do compacto. As
barras de proteção do vidro traseiro, parte de um pacote de opcionais que custa R$ 520, atrapalham a visibilidade. Airbags não
estão disponíveis por enquanto.
Já o estepe fica sob a caçamba
-assim não rouba espaço da caçamba nem do habitáculo, mas
pode ser furtado sem dificuldade.
Exatamente como na S10.
A picape não tem cabine estendida, mas o conceito Max Cab,
que representaria o "perfeito
equilíbrio" entre a cabine e a caçamba. Mas os motoristas mais
altos, que precisam colocar o banco totalmente para trás, "matam"
o espaço para pequenos volumes.
José Augusto Amorim viajou a convite
da General Motors do Brasil
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