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SEDÃS
Propulsor VHC de 70 cavalos faz Classic rodar até 18,8 quilômetros por litro; design e interior sentem idade avançada
Velho Corsa ganha fôlego com motor novo
DA REDAÇÃO
A carroceria continua aquela mesma de há quase dez
anos. Mas o motor
traz uma pequena
diferença: 10 cv (cavalos) a mais. O Chevrolet Corsa
Sedan Classic 1.0, equipado com o
novo propulsor VHC de 70 cv, ficou mais ágil e bem econômico.
Levado à pista de provas pela
Folha e pelo IMT (Instituto Mauá
de Tecnologia), o modelo revigorado pelo mesmo equipamento
que equipa o novo Corsa "mil"
desde março de 2002 agora passa
de 40 a 80 km/h em 13,01 segundos (não mais em 15,78s).
Na frenagem também houve
melhora. Em uma parada abrupta, a 80 km/h, o sedã ainda percorre 40,4 metros -contra 43,6 m da
versão testada anteriormente.
Grande diferença percebe-se,
porém, no tanque de combustível. O Classic com motor VHC roda 14,4 quilômetros com um litro
de gasolina na cidade e faz
18,8 km/l no trecho rodoviário. As
marcas anteriores registradas pelo automóvel eram, respectivamente, 11,4 km/l e 16,4 km/l.
Perde do antigo, por pouco, só
na prova de aceleração de 0 a
100 km/h, que cumpre em 18,55s
-não mais em 18,41s. Vento e
condições climáticas podem ter
contribuído para essa anomalia.
Pouco atraente
Ora, quem procura um modelo
que ainda ostenta uma carroceria
antiga e oferece um interior pouco atraente justamente em razão
da idade avançada só pode estar
em busca de uma boa relação custo/benefício, não preocupado
com provas de aceleração. O custo mínimo, no caso, é de R$ 19.850
(valor do modelo via internet).
Os itens de série mais palpitantes são conta-giros, desembaçador elétrico do vidro traseiro e antena integrada ao pára-brisa. Não
há concorrentes por menos de
R$ 20 mil -o Ford Fiesta Sedan
Street 1.0, que traz motor de 65 cv,
custa R$ 22.230 na versão básica.
Caso se deseje equipar o Corsa
Sedan Classic com ar-condicionado e direção hidráulica, é preciso
desembolsar mais R$ 3.858 em
um pacote que inclui protetor de
cárter. O preço total já salta para
R$ 23.708, menos "popular", mas
ainda um dos mais em conta.
Não é à toa que o Corsa Sedan é
o mais vendido do segmento. Mas
o motivo é justamente esse valor
reduzido (leia texto abaixo).
Outro item importante para escolher um sedã compacto e não
um hatchback (carro sem porta-malas saliente) é o espaço para bagagem. O porta-malas do Corsa
Classic é o menor de todos
(390 litros). Perde até para o
do Fiesta (400 l). (LUÍS PEREZ)
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