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COMPARATIVO
Teste Folha-Mauá mostra Mille pouco gastador, mas com problema de freio; Celta é moderno, Gol tem espaço
'Popular' oscila entre economia e segurança
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA
A compra do primeiro zero-quilômetro para quem
tem dinheiro contado e vai atrás das
versões mais básicas exige uma escolha difícil: economia ou segurança.
A Folha e o Instituto Mauá de
Tecnologia (IMT) testaram os três
"populares" de menor preço e
mais vendidos no país -Chevrolet Celta, Volkswagen Gol e Fiat
Mille. Definir qual é o melhor depende do perfil do comprador:
cada um tem defeitos e vantagens,
considerando itens como preço,
segurança e desempenho.
Se a preocupação for a economia, de longe o Mille é a melhor
opção. É o mais barato -custa R$
14.790- e o mais econômico,
com média de 13,60 km/l na cidade e 18,60 km/l na estrada.
Também é a melhor opção para
quem prioriza desempenho. Apesar de ser o menos potente, foi o
mais rápido para chegar aos 100
km/h -é o mais leve entre os três.
Mas, para quem se preocupa
com segurança, não é o Mille que
se destaca, e sim o Celta. Nas provas de frenagem, partes dos pneus
do carro da Fiat foram "comidas".
Segundo Clovis Teruo Matsumoto, um dos responsáveis pelo
teste, várias frenagens seguidas
elevam a probabilidade de travar
no mesmo ponto, aumentando o
desgaste. Além disso, ressalva,
houve um recapeamento, o que
deixa o asfalto mais abrasivo.
A Fiat diz que está analisando os
pneus com a Goodyear e deve divulgar um laudo em um mês.
"Tecnicamente, o fato não tem
nada a ver com [o sistema de] frenagem. O problema foi do pneu, e
o mais provável é que, antes do
teste, ele tenha tomado uma pancada que comprometeu sua lona", afirma Carlos Henrique Ferreira, assessor técnico da Fiat. Segundo ele, 10 mil Unos são produzidos mensalmente, e esse tipo de
problema nunca foi verificado.
O Celta foi o melhor na frenagem, precisando de menos espaço
para parar do que os concorrentes. Ele também reflete a modernidade de ter sido o último a ser
lançado -chegou no final de
2000, enquanto o Mille já tem
quase 20 anos de estrada.
Como opcional, oferece conta-giros (parte da versão Super).
Também é o único com hodômetro parcial: ele, o total, o relógio e
o marcador de combustível são
digitais. Outra exclusividade é a
cor metalizada, que custa quase o
mesmo que a metálica do Gol.
O modelo da VW foi o que menos se destacou. O que tem a oferecer é espaço interno e capacidade de carga. É o único a ter direção
hidráulica como opcional, mas foi
o mais lento no teste: precisou de
16s para alcançar 100 km/h.
Com o maior torque (força),
apresenta as melhores retomadas
na cidade, apesar de ser o mais pesado dos três veículos testados.
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