|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
SEDÃS
Renault ganha mais espaço e comodidades como limpador automático do pára-brisas e aviso para calibrar pneus
Mudanças no Mégane agradam ao gosto brasileiro
DA REDAÇÃO
Com as mudanças que recebeu
na Europa em 2001 e que chegaram ao Brasil em 2002, a linha do
Renault Mégane Sedan diminuiu
a distância que a separava dos trejeitos do motorista nacional.
A começar pela buzina, que antes ocupava o interior de uma alavanca à esquerda e que agora passou a reinar no volante.
As pernas agradecem os 6,1 cm
a mais de entreeixos, o que ampliou o espaço interno.
Ainda há outros destaques, pelo
menos na versão topo de linha, a
RXE, avaliada pela Folha.
Quando chove, os limpadores
de pára-brisa passam a funcionar
automaticamente. Mesmo os
mais relapsos não deixarão de notar que os pneus estão pedindo
mais ar, pois o painel avisa a hora
de fazer a calibragem.
De resto, foram mantidos -e,
em alguns casos, aprimorados-
os equipamentos dos quais todo
motorista gosta: direção hidráulica, ar-condicionado, acionamento elétrico dos vidros, toca-CDs
com comandos no volante, airbags (bolsas de ar que inflam em
batidas), regulagem de altura dos
bancos e freios ABS.
Mas nem tudo são flores. Alguns problemas ergonômicos e
de acabamento tiveram seu espaço preservado na atual versão.
Colocados próximos do chão, os
acionadores dos vidros elétricos
estimulam pequenos abdominais. Os plásticos espalhados pelo
interior têm um nível que não faz
jus a um modelo que exige o desembolso de mais de R$ 40 mil.
Importado do México, o motor
cumpre o que se espera de um 2.0,
principalmente em giros superiores às 2.500 rpm (rotações por minuto). As ultrapassagens ocorrem
sem que o motorista acelere os
batimentos cardíacos, e as largadas nos semáforos urbanos deixam muita gente para trás.
Aliadas ao preço de R$ 42.990,
essas são as armas do Mégane 2.0
para brigar numa faixa de mercado povoada por adversários do
nível de Fiat Marea ELX 1.8 (R$
45.430), Ford Focus Sedan Ghia
2.0 (R$ 48.700) e, acima de tudo,
Chevrolet Astra Sedan 2.0 (R$
35.712).
(EDSON FRANCO)
Texto Anterior: Ficha técnica Próximo Texto: Ficha técnica Índice
|