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"INTERMEDIÁRIOS"
Modelo da Fiat anda mais e consome menos que a versão "popular"; nível de equipamentos é o mesmo
Por R$ 1.000 a mais, Palio 1.3 destrona o 1.0
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Na primeira vez
em que o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) mudou, em
2002, a diferença de
preço entre um Fiat Palio 1.0 e um
1.3 era de apenas R$ 274, o que
acabou matando a versão "popular" com 16V. Hoje, a distância é
de R$ 1.020 -e são apenas cinco
cavalos a mais a favor do 1.3.
Com motor 1.3 Flex -a cilindrada é unicamente bicombustível-, o Palio custa R$ 23.140. O
preço da versão "popular" cai para R$ 22.120. A diferença se reflete
no mercado. A proporção de vendas é de 47% para o 1.0 e de 39%
para o outro. O 1.8, de R$ 28.660,
representa 14% do total.
A motorização "intermediária"
oferece só uma versão de equipamento, a ELX. A única diferença
em relação ao 1.0 são as rodas de
14 polegadas -o "popular" usa as
de 13. No mais, o modelo oferece
vidro traseiro térmico com limpador, apoio de cabeça no banco
traseiro, imobilizador eletrônico,
porta-copos e My Car Palio, que
personaliza diversas funções.
Quando o assunto são os opcionais, a vantagem é do 1.0. Sua direção hidráulica custa R$ 1.260,
contra os R$ 1.365 cobrados no
1.3. O ar-condicionado "popular"
sai por R$ 2.729, R$ 105 mais em
conta. Completo, a Fiat vende o
Palio 1.3 por cerca de R$ 39 mil.
Mais rápido
A diferença na motorização não
é tão espantosa, mas se reflete na
pista de testes. O motor 1.3 Flex
oferece 70 cv (cavalos) e 11,4 kgfm
quando equipado com gasolina.
Com álcool, é 1 cv mais potente, e
o torque sobe 0,2 kgfm. No propulsor 1.0, são 65 cv e 9,1 kgfm.
Os números aferidos pela Folha
e pelo IMT (Instituto Mauá de
Tecnologia) mostram uma aceleração de 0 a 100 km/h em 16,14s
para o não-"popular". Com álcool, o intervalo é de 15,34s.
O Volkswagen Fox 1.0 -que é o
bicombustível mais acessível do
mercado e tem 71 cv com gasolina- levou 18,39s. O Palio 1.0 requer 18,37s. É aproximadamente
2s mais lento que o 1.3.
O uso de álcool dá agilidade ao
hatchback. Para ir de 40 a
80 km/ h, o Palio leva 11,40s, tempo que sobe para 12,57s se ele estiver consumindo gasolina. Nas retomadas de 60 a 120 km/h, a distância é menor: 21,06s e 21,28s.
Mais uma vez o Palio 1.3 prova
que vale a pena gastar R$ 1.020 a
mais. O motor 1.0 exige 14,72s entre 40 e 80 km/h, uma das retomadas mais comuns na cidade. Enquanto o 1.3 leva 13,67s para recuperar de 100 para 120 km/h, o 1.0
precisa de 17,58s. Pense numa estrada bem movimentada para visualizar esses cerca de 4s.
O mais surpreendente é que,
além de tudo, o 1.3 é mais econômico. Na cidade, roda 12,1 km
com um litro de gasolina, média
que sobe para 17,0 km/l na estrada. O "popular" registrou, respectivamente, 11,3 km/l e 15,4 km/l.
Com o uso do combustível "verde", os valores pioram, como era
de esperar. Na cidade são 9,1 km/l.
O consumo rodoviário é de
12,2 km/l. Também com álcool, o
Fox faz 8,90 km/l em circuito urbano e 11,0 km/l nas rodovias.
Outras opções
Além de Peugeot 206 e Citroën
C3, oferecem motor 1.4 Chevrolet
Celta e Honda Fit. A Fiat também
usa o 1.3 no Siena, na Palio Weekend -que ganharão a nova "cara" do Palio no mês que vem-,
na Strada e na Doblò.
O Celta 1.0 custa a partir de
R$ 19.328, enquanto o 1.4 parte
dos R$ 20.591. Em troca, são 15 cv
a mais: 70 cv no "popular" contra
85 cv no "intermediário".
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
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