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HATCHBACKS
VW lança série especial com 150 cv, o que traz equilíbrio na briga de desempenho com o Fiat, que é mais caro
Com 30 cv a menos, Golf dá trégua ao Stilo
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS
O Brasil produz
pouquíssimos veículos esportivos. As
montadoras preferem pegar o que já
têm na linha de
produção e colocar aerofólio e
spoiler, como acontece com Peugeot 206 Rallye e Ford Ka XR. A
exceção fica por conta de Audi A3
1.8T -150 cv (cavalos) ou 180
cv-, Volkswagen Golf GTI (180
cv) e Fiat Stilo Abarth (167 cv).
O A3 é equipado com os motores 1.8 turbinados que a Volkswagen fabrica, mas o "primo" Golf
só vinha usando o mais potente.
Agora, a VW resolveu oferecer o
mais simples numa versão que
chama de "esportivo de entrada".
A série especial Sport terá 450 unidades produzidas até dezembro.
É essa novidade que foi para a
pista de testes ao lado do Stilo, que
usa o motor do Marea, mas com
um remapeamento que o deixou
com sete cavalos a mais. O A3
ficou de fora pois a Audi não tinha
uma unidade disponível.
Defasado em relação à quinta
geração do Golf europeu, ele foi
mais rápido. O Stilo, aspirado,
chegou perto. Partindo da imobilidade até os 100 km/h, registraram 8,68s e 8,97s. Mas o turbo
prova que faz diferença. Na "esticada" até 180 km/h, o Volks marcou 32,75s, contra 34,50s do Fiat.
As retomadas também foram
equilibradas. Entre 40 e 80 km/h,
o Sport levou 7,54s, e o Abarth,
7,67s. A diferença é ainda menor
quando o motorista vai de 80 a
120 km/h. São apenas 0,03s a favor
do Golf: 9,75s ante 9,78s.
O "alemão" também se sai melhor na hora que o motorista precisa controlar a cavalaria. Ele pára
4,5 m antes que o "italiano" quando vem a 80 km/h. O Golf fica
atrás apenas na frenagem de 40
km/h -a diferença, de 20 cm, é
menor que uma régua escolar.
Caros
Se, na pista, Golf Sport e Stilo
Abarth tiveram desempenho bastante equilibrado, na hora da
compra a história é bem diferente.
A Fiat cobra R$ 76.980. O preço da
série da VW é R$ 61.626 -a tabela do 2.0 aponta valores de até
R$ 54.157, e o GTI vale R$ 73.630.
A Fiat optou por fazer um carro
mais tecnológico. A direção é elétrica, com um sistema que a deixa
mais leve em manobras. O Golf
usa o tradicional mecanismo hidráulico. Além dos freios com
ABS (antitravamento) comum
aos dois hatchbacks, o Stilo traz o
ASR (controle de tração). O teto
solar do mineiro é panorâmico
(opcional de R$ 6.161), contra o
normal do paranaense (R$ 2.779).
O Stilo também tem, de série,
airbag duplo (R$ 1.743 no Golf),
sensor de chuva e retrovisor eletrocrômico (R$ 635) e toca-CDs
com MP3 (só o leitor de discos sai
por R$ 1.247 no concorrente). Os
bancos traseiros podem deslizar,
e há mesas como as de avião. Como opcional, oferece faróis de
xenônio e airbag lateral.
A Fiat fica devendo o câmbio
automático, pelo qual a Volks cobra R$ 6.012. O Golf traz controlador de velocidade (R$ 445 a mais
no Stilo), alarme (R$ 937) e bancos parcialmente de couro.
De qualquer forma, o brasileiro
já provou que é do Golf que gosta.
Segundo a Fenabrave (federação
dos distribuidores), de janeiro a
junho, foram vendidos 7.146 Golf,
61% a mais que os 4.444 Stilo.
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