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São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 2003

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CARTAS

Focus com defeitos
"Adquiri um Focus 1.8 na revenda Zema. Logo notei um estalo na suspensão dianteira. O veículo consome demais em rodovia. Levei-o à autorizada, onde constataram infiltração de água pelo vidro dianteiro e empenamento no forro do teto. Disseram que o barulho da suspensão vinha da junta homocinética e acharam o consumo normal. A Ford disse que entraria em contato com a oficina. Em São Paulo, após ter o interior do carro inundado por uma infiltração de água proveniente do painel, encaminhei o veículo para a autorizada Caoa, reclamando do barulho na suspensão e do consumo. Contatei a Ford mais duas vezes, solicitando uma solução permanente para meu problema, mas disseram que o carro deve ser sempre enviado à revenda."
João Fernando Kazan (São Paulo, SP)

Resposta - A Ford disse que a revenda Caoa resolveu os problemas no veículo e o entregou ao cliente no dia 31 de janeiro.

Réplica - O leitor conta que o carro continua com os mesmos problemas. "Quero a troca do carro", pede Kazan.

Meriva com ar quebrado
"Após 1.500 quilômetros, minha Meriva apresentou defeito no botão de controle do ar-condicionado. Levei o veículo à concessionária Bravec, onde fui informado de que não havia previsão para a reposição do painel, por se tratar de um carro novo. Liguei para o atendimento da GM, e disseram que entrariam em contato com a Bravec para solucionar o problema, mas isso ainda não aconteceu."
Nelson José Rodrigues Costa (Bragança Paulista, SP)

Resposta - Segundo a General Motors, a peça necessária já está na concessionária. Assim, o leitor pode levar seu veículo para a troca do componente.

Astra parado na oficina
"Sou taxista e tenho um Astra Sedan 2002, ainda em garantia. Em dezembro, o carro quebrou, e tentei acionar o serviço Road Service, mas precisei chamar um guincho. O carro foi levado à revenda Pompéia, onde espera por uma peça do câmbio."
Israel Barbosa Lima (São Paulo, SP)

Resposta - A General Motors disse que o carro foi reparado e entregue ao cliente.

Clio sem documentação
"Adquiri um Clio Sedan na concessionária França Motores. Na ocasião, não me deram nenhum recibo da compra, que foi feita à vista, mas o cheque foi descontado no mesmo dia. Depois de várias ligações à revenda, um recibo foi enviado via fax. O mesmo aconteceu com a nota fiscal, que tive de buscar em outra unidade da concessionária. Para retirar o carro foram duas horas, pois era horário de almoço e ninguém poderia entregá-lo. Por fim, prometeram um jogo de tapetes do carro, que não chegou até hoje, mas esse é o menor dos problemas."
Andrea Bezerra de Albuquerque (São Paulo, SP)

Resposta - A Renault diz que o veículo já foi entregue com a documentação e o emplacamento. O cliente deve contatar o gerente de vendas da concessionária para a retirada dos tapetes a partir de 14 de fevereiro.

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