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Trunfos do Volvo XC90 são 7 lugares e telefone
LUÍS PEREZ
ENVIADO ESPECIAL A LULEA (SUÉCIA)
Mais um utilitário esportivo de
marca tradicionalmente conhecida por seus sedãs de luxo chega ao
mercado daqui a dois meses. É o
Volvo XC90, cujos trunfos são,
além dos inéditos sete lugares e do
sistema de telefonia (devidamente testado e aprovado em ligações
transoceânicas), a tradição de segurança da marca sueca.
Avaliado pela Folha numa situação insólita (inverossímil no
Brasil), em trilhas sobre o mar
Báltico congelado -forma-se
uma camada de 70 cm de espessura-, em Lulea, cidade ao norte da
Suécia, o jipão se saiu bem no verdadeiro "sabão" que o piso vira.
Pudera. É dotado de inúmeros
sistemas eletrônicos para manter
o veículo sob controle, como o
ABS (antitravamento) e o DSTC
(sistemas de tração nas quatro rodas e de antiderrapagem).
Dois outros diferenciais que
pretendem tirar dos utilitários esportivos a pecha de matadores
são o sistema anticapotamento
(RSC) e a longarina transversal
rebaixada para "salvar terceiros"
-ocupantes do outro automóvel
caso ocorra uma batida frontal.
Preço
Seus concorrentes são os alemães Porsche Cayenne, Mercedes-Benz Classe M e BMW X5.
Como todos custam de R$ 250 mil
para cima, a Volvo decidiu fixar
um valor competitivo. "Hoje seria
vendido a R$ 267 mil", afirma Anders Norinder, 34, diretor-executivo da Volvo Automóveis.
Até o criticável excesso de simplicidade do painel é defendido
como parte da preocupação com
a segurança. "É muito mais fácil
lidar com esses comandos", defende Norinder. De fato, acostumar-se com o joystic de um BMW
Série 7 leva um certo tempo.
A primeira versão a ser importada do novo topo de linha da
Volvo é a T6, de 276 cv (cavalos)
de potência, que, segundo a fábrica, atinge os 100 km/h em 9,3 segundos, com a velocidade máxima limitada a 210 km/h. Em 2004
deve vir uma mais em conta, a
2.5T, com motor de 213 cv.
Luís Perez, editor-assistente de Veículos e Construção, viajou a conviteda Volvo Cars
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