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MERCADO
Consumidor ganha mais e exclusivos equipamentos, mas perde na revenda do veículo; há seis opções atualmente
Séries especiais conquistam pelo bolso
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Titanium, Milenium, Los Angeles, Class, Fun, Sunny, Boticário,
Turim, 500 anos, Black. O que esses nomes têm em comum? Eles
identificam séries especiais, famosas por uma boa lista de equipamentos e itens exclusivos. Para
o consumidor, a vantagem é pagar menos e levar mais.
Atualmente no mercado há seis
opções -Gol Highway, Polo
Next, Saveiro Super Surf e Golf
VR6, todos da Volkswagen, além
de Ford Focus XR e Renault Scénic Alizé. As séries mais novas são
a do Polo -criada para celebrar
os 50 anos da montadora no Brasil- e a do Focus, que ganhou diversos itens esportivos.
O grande atrativo dessas edições é o preço. Uma Scénic Alizé
1.6 incorpora, em relação à versão
RT, faróis de neblina, ar-condicionado, vidros traseiros elétricos, volante revestido em couro e
"máscara negra" nos faróis. Tudo
isso por apenas R$ 1.600 a mais
(R$ 39.990 ante R$ 38.390).
Mas, se o consumidor leva vantagem na hora da compra, o mesmo não ocorre na revenda. "O preço que pagamos é o da versão
normal, não importa se é mais
equipada", diz Fabiano Felipe
Melo, vendedor da Rommer Multimarcas. "Todos os Gol "mil" são
iguais, sem contar a série."
Para Adolfo Lopes Marinho, da
área de avaliação e vendas da Star
Veículos, há um outro problema.
"Se precisar de uma peça de reposição, uma faixa exclusiva, por
exemplo, você não acha no mercado." Segundo ele, é o mesmo
problema enfrentado por veículos importados mais antigos.
Razão de ser
Vários são os motivos que levam as montadoras a criar uma
série especial -seja limitada ou
não. A mais óbvia é fortalecer as
vendas. "No lugar de desconto,
incorporamos mais itens a um
preço inferior", diz Thomas Buckup, gerente de marketing do
produto da Volkswagen. "Não
desgasta tanto a imagem quanto
promoções de juro zero."
Reforçar, criar ou até mesmo
corrigir uma imagem pode ser
conseguido com veículos diferentes. Foi o que a Ford tinha em
mente ao lançar o Ka Black, e
acontece agora com o Golf VR6.
Até então feito apenas para exportação, a versão tem motor 2.8
24V de 204 cavalos e câmbio manual de seis marchas. São 99 unidades, numeradas, vendidas em
preto (R$ 105,6 mil) ou prata
(R$ 106.188). Seu único opcional é
o teto solar, de R$ 2.179.
As séries também funcionam
como teste junto ao mercado.
"Não sabíamos o que ia acontecer
depois da queda do IPI [Imposto
sobre Produtos Industrializados"
e precisávamos saber como o
consumidor ia reagir", explica
Oswaldo Ramos, gerente de marketing da Ford. Foi por isso que a
empresa criou o Ka Action, hoje
versão de série da família.
O Peugeot 206 Quiksilver também nasceu especial e virou de série. O Polo Next tem a opção de
ser vermelho. Se aceito, será estendido para toda a gama. A capota marítima da Saveiro Super
Surf, que chega à segunda edição,
deve virar opcional logo.
Outro objetivo das séries especiais é desovar equipamentos em
estoque. Nem bem a Volkswagen
anunciou o fim do propulsor 1.0
16V para a linha Gol, o hatchback
recebeu o sobrenome Highway. O
motor? Exatamente o 1.0 16V.
Mas não é só no Brasil que existem essas artimanhas. Para celebrar seu centenário, a Ford americana oferece cinco modelos especiais -todos pretos, como o T.
Na Argentina, a Chevrolet lançou
a Zafira DVD, que traz o equipamento e é importada do Brasil.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
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