|
Próximo Texto | Índice
MÉDIO-GRANDES
Carro da Toyota faz de 0 a 100 km/h em 10,4s, contra 12,3s do da Chevrolet, que é R$ 1.444 mais barato
Corolla corre mais e gasta menos que Astra
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Toyota Corolla,
melhor em desempenho, e Chevrolet
Astra disputam
mercado numa posição privilegiada.
São os únicos veículos sem opção
"popular" que figuram entre os
dez mais vendidos do Brasil.
Além disso, o câmbio automático
deles está relacionado a características especiais: só o Chevrolet
tem essa transmissão com álcool,
enquanto 70% das vendas do Toyota são feitas com esse câmbio.
Entre janeiro e abril, foram emplacados 11.564 Corolla. O Astra
acumula 10.741 unidades, incluindo o hatchback -a General Motors estima que cada carroceria fique com a metade das vendas.
Nos testes realizados pela Folha
e pelo IMT (Instituto Mauá de
Tecnologia), o Corolla se saiu
bem melhor que o Astra Sedan.
Chegou aos 100 km/h quase 2s antes: foram 10,4s contra 12,3s. Nem
mesmo o álcool consegue deixar o
Chevrolet mais rápido. Com esse
combustível, ele leva 11,35s.
Ágil é outro adjetivo que marca
o Corolla. Ele superou o concorrente em todas as provas de retomada. Estando os dois em "drive", o Toyota vai de 40 a 80 km/h
em 6,01s, ante 6,40s. Dessa vez o
álcool dá o troco, com 5,88s
-mesmo assim perde em alguns
casos, como o de 60 a 120 km/h.
Os japoneses de Indaiatuba (102
km a noroeste de São Paulo) também fabricam um sedã mais econômico: faz 9,4 km/l em percurso
urbano, enquanto o Astra roda
7,8 km com um litro de gasolina.
Financeiramente, porém, é
mais vantagem abastecer o Astra
com álcool. Mesmo com média de
5,8 km/l na cidade, o preço do
combustível compensa. Com
quase o mesmo valor, é possível
encher seu tanque três vezes e
uma só no Corolla.
Mais barato
O Astra leva pequena vantagem
no quesito preço -custa a partir
de R$ 53.872, contra os R$ 55.316
do Corolla. O Toyota oferece
freios a disco nas quatro rodas, o
que só ocorre no Astra completo.
Os dois sedãs são equipados
com airbag duplo, trio elétrico,
alarme, travamento automático
das portas e rodas de liga leve. O
Astra traz também aviso de excesso de velocidade e um dispositivo
no porta-malas para abri-lo em
caso de emergência.
A favor do Chevrolet, há ainda o
porta-malas, 23 litros maior que o
do Corolla, diferença equivalente
a 24 caixas de leite longa vida.
Próximo Texto: Ficha técnica: Toyota Corolla XEi Índice
|