São Paulo, domingo, 23 de maio de 2004 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
SEGURANÇA Após encomenda, jipe da Mitsubishi demora 50 dias para chegar; preço sobe de R$ 69.990 para R$ 117.990 TR4 é o 1º brasileiro blindado de fábrica
FREE-LANCE PARA A FOLHA Uma tática comum nos carros de luxo importados chega agora a um veículo nacional. Depois de 24 meses de estudos, o Mitsubishi Pajero TR4 é o primeiro automóvel brasileiro que pode ser blindado na linha de montagem, como acontece com os alemães BMW 325i Security e Volkswagen Passat Protect, entre outros. Produzido em Catalão (GO), o utilitário esportivo não estará disponível para pronta entrega nas revendas, que servirão apenas como local de encomenda. É preciso esperar cerca de 50 dias para o carro chegar, enquanto o "desprotegido" tem levado 40 dias. Segundo uma revenda de São Paulo, com câmbio manual, o TR4 blindado custa R$ 117.990. Equipado com transmissão automática, sobe para R$ 121.890. Os preços "normais" são, respectivamente, R$ 69.990 e R$ 75.990. De acordo com a Gepco, empresa que fornece vidros e peças de aramida, o CrystalGard High Performance pesa 27% menos que um vidro blindado normal e tem uma transparência maior. O Pajero TR4 tem nível de blindagem 3 -suporta até tiros de fuzil. A vantagem de uma blindagem de fábrica é que não há adaptações. No caso do TR4, suspensão, sistema elétrico e acabamentos foram retrabalhados. Houve preocupação também com o comportamento dinâmico -até porque se trata de um carro com centro de gravidade alto. No ano passado, a linha Pajero foi uma das mais blindadas. Dados da Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem) -entidade à qual pertence a Mitsubishi-, mostram que, entre os 3.123 automóveis que receberam a proteção, os favoritos foram Toyota Corolla, Volkswagen Golf, Audi A3, Mitsubishi Pajero e Chevrolet Omega. (JOSÉ AUGUSTO AMORIM) Texto Anterior: Ficha técnica: Chevrolet Astra Elite Próximo Texto: Novo produto promete evitar bolhas em vidros Índice |
|