São Paulo, domingo, 23 de outubro de 2011 |
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CARTAS Zafira fervendo "Em novembro, comprei uma Chevrolet Zafira Elite na concessionária Itororó. Com apenas 700 quilômetros, o carro começou a ferver, e o motor parou de funcionar. O veículo foi guinchado à revenda e, depois de seis retornos à oficina, descobriram que se trata de um defeito no cabeçote. Não quero mais esse carro, e a autorizada se nega a fazer a troca." DELZA MOREIRA DO VALE (São Paulo, SP) Resposta da General Motors - "O veículo foi entregue em condições normais de funcionamento, após ter sido submetido aos serviços necessários." Réplica da leitora - "Trocaram o motor do carro, mas querem me dar apenas três meses de garantia." Fiesta sem capô "Tenho um Ford Fiesta 2009, que apresentou problemas de fabricação. Com dois anos e meio de uso, e sem nunca ter sido alvo de colisão que pudesse abalar sua estrutura, o automóvel simplesmente se desmanchou. O capô caiu após o suporte que o fixava na carroceria ter se soltado. O problema foi comunicado à revenda Sonnervig e à Ford, mas querem que eu pague pelo conserto." LÊDA MATSUMOTO (São Paulo, SP) Resposta da Ford - "O veículo foi atendido pela Sonnervig, e a questão mencionada foi solucionada." Gol bate pino "Em abril, comprei um VW Gol na concessionária Original. Quando abasteço somente com gasolina, o motor 'bate pino'. Reclamei à revenda, e o consultor disse para colocar um pouco de álcool junto com a gasolina. O problema cessou, mas isso é um absurdo: o carro é 'flex' e tem que funcionar também apenas com gasolina. A concessionária VW não consegue resolver o meu problema e tenho certeza de que há algo errado no motor do carro." RICARDO CAMARGO (São José dos Campos, SP) Resposta da Volkswagen - "Informamos que, após avaliação técnica, não foram encontradas falhas de produto no veículo do cliente." Réplica do leitor - "Nem a montadora nem a revenda conseguem resolver o problema." Tanquinho vazio "Em carros 'flex' cujos motoristas nunca abastecem com álcool, o reservatório de partida a frio (tanquinho) pode permanecer vazio? E como esvaziá-lo com segurança?" JOÃO FERRARI SILVA (São Paulo, SP) Resposta do Sindirepa - Cesar Samos, diretor do Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios), informa que "o tanquinho pode permanecer vazio, mas, para esgotá-lo com segurança, é importante levar o veículo a uma oficina de confiança, onde será feito o procedimento correto". "E o combustível usado no reservatório deve ser, de preferência, aditivado", complementa. " Essa gasolina precisa ser trocada após um longo período de calor ou a cada 90 dias, para não envelhecer." Sem amortecedor "Meu Ford Fusion SEL 3.0 V6 2010 apresentou problemas em um amortecedor e não existe a peça em estoque. O prazo de entrega da peça é de 15 dias (o que não é aceitável), mas o Ford Assistance liberou apenas três dias de carro reserva." ELTON LIMA MERGULHÃO (São Paulo, SP) Resposta da Ford - "Informamos que o veículo foi atendido pela autorizada Sandrecar e a questão mencionada foi solucionada." Texto Anterior: Van americana oferece conforto de primeira classe para os ocupantes Índice | Comunicar Erros |
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