São Paulo, domingo, 24 de julho de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Besouro macho

Para se aproximar do público masculino, nova geração do Volkswagen Beetle perdeu o vaso de flores no painel e ganhou comportamento esportivo

EDUARDO SODRÉ
ENVIADO ESPECIAL A BERLIM

Nada de "fofinho" ou "lindinho". O Volkswagen Beetle cansou de ser tratado no diminutivo. A Folha foi a Berlim para dirigir esse novo besouro de casca grossa e motor turbo, que chega ao Brasil no final de 2012.
Seu objetivo é mostrar que BMW Mini e Fiat 500 é que são "carros de mulher".
"Em comparação ao antecessor [lançado em 1998], o novo Beetle está mais esportivo e masculino", disse Oliver Riess, diretor internacional de marketing de produto da Volkswagen, durante o evento de lançamento.
De fato, o carro perdeu o toque feminino. O vasinho de flores ""que mais parecia um tubo de ensaio"" sumiu do painel. As formas arredondadas foram atenuadas; o teto está mais baixo e reto. E o motor 2.0 turbo transformou a joaninha em marimbondo.

LICENÇAS POÉTICAS
No teste de 170 quilômetros pelos arredores de Berlim, o Beetle se comportou como um Audi A3 ou um Golf GTI europeu. Nada de diferente era esperado, pois os carros compartilham a plataforma, o motor e a caixa automatizada de seis marchas com dupla embreagem.
Jamais houve um Beetle tão firme quanto o de agora. A carroceria inclina pouco nas curvas, tal e qual um bom esportivo de origem alemã. Como não se pode ter tudo na vida, perde-se em conforto. As raras imperfeições do asfalto eram prontamente percebidas na cabine.
O Beetle do século 21 usa e abusa de licenças poéticas para aproveitar todo o carisma do projeto original. A versão testada trazia rodas cromadas de 18 polegadas com desenho retrô ""lembram as calotas do Fusca de Ferdinand Porsche.
"Veja este porta-luvas, tem desenho semelhante ao do primeiro modelo", disse Oliver, enquanto abria a portinhola no painel. As alças das colunas centrais também são idênticas às de tantos fusquinhas que ainda rodam por aí.


Próximo Texto: Montadoras "esticam" a vida dos carros
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.