|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
NOSTALGIA
Reuniões dão chance de comprar modelo de coleção; Interlagos abriga corrida hoje, e Caxambu (MG) recebe DKWs
Encontros abrem as portas para fãs de carros antigos
ARMANDO PEREIRA FILHO
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS E CONSTRUÇÃO
Melhor que um zero-quilômetro só mesmo um carro com 30
anos de uso -ou mais. Pelo menos é isso o que vale para os colecionadores de veículos antigos,
apaixonados pela nostalgia e pelo
charme dos "velhinhos".
Quem quiser entrar para esse
clube pode aproveitar os encontros periódicos para conhecer a
turma e receber boas dicas.
Uma dessas atividades acontece
às 9h de hoje, no autódromo de
Interlagos, em São Paulo, onde
carros nacionais dos anos 60, como Willys e Fuscas, especialmente preparados para competição,
vão disputar uma corrida do campeonato estadual da categoria.
Outro evento está programado
para o próximo fim de semana: a
exposição Blue Cloud 2003, encontro de DKWs e outros carros
antigos em Caxambu (MG).
Na rede
As reuniões não precisam ser
necessariamente físicas. A internet deu impulso ao setor. "É uma
grande ferramenta para todos se
conhecerem", afirma o jornalista
Flavio Gomes, 39, do DKW-Vemag Clube do Brasil.
Há reuniões de todas as marcas
no país inteiro, durante o ano todo. Sites do setor informam o calendário (veja quadro ao lado).
Colecionar carro não é só para
milionário. Presidente nacional
de um clube de Puma (www.
pumaclubdobrasil.com.br), o
corretor de seguros Luiz Roberto
Telles, 41, diz que há modelos nacionais por preços entre R$ 2.000
e R$ 15 mil, o que não contempla
o custo de recuperação. Um Puma em condições precárias pode
ser encontrado por R$ 2.000. Reformado, vale cerca de R$ 20 mil.
Mas há preços bem mais altos.
Carros como Cadillac, Ferrari Dino ou Mercedes-Benz SL 190 conversível chegam a R$ 200 mil.
Pelo relato de colecionadores,
além de observar questões legais e
mecânicas, ao comprar um carro
antigo é importante comprovar se
ele tem peças originais ou fabricadas conforme o modelo inicial.
Para isso, Romeu Siciliano, dono de loja, de oficina e do Museu
do Automóvel de São Paulo
(www.museudoautomovel.com), conta que os livros técnicos são fundamentais.
Everardo Cosme, da Federação
Brasileira de Veículos Antigos, recomenda que o primeiro carro
antigo seja comprado já pronto e
alerta que não se deve pagar demais só porque é de colecionador.
José Antônio Sangirardi, diretor
da Federação Paulista de Automóveis Antigos, lembra que é
preciso cuidar da manutenção.
Corrida de carros antigos: hoje, às 9h30. Informações: Interlagos Motor Clube (0/xx/11/5666-1478)
Blue Could 2003 (do DKV-Vemag Clube do Brasil): de 29 a 31/8, em Caxambu (MG). Informações: 0/ xx/35/3341-1554 ou no site www.dkw.com.br
Texto Anterior: Frases Próximo Texto: Minivan: Defeito na calota da Scénic causa barulho Índice
|