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SALÃO - OPINIÃO
Folha acompanha sete personalidades ao Anhembi; todos elogiam a variedade de modelos, mas optam por carros para o lazer
Esportivos arrebatam a atenção de VIPs
ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Carro esportivo é o sonho de
consumo de estilista, chef de cozinha e piloto de corrida. Professores de engenharia acreditam no
motor híbrido, mas descrevem
com deslumbramento modelos
para poucos, como o Mercedes-Benz SLR e o Audi Le Mans.
A Folha convidou profissionais
de vários segmentos para visitarem o Salão de São Paulo e contarem o que acharam do evento e
dos veículos expostos. Todos gostaram da variedade exposta e dos
desenhos arrojados apresentados
pela primeira vez no Brasil.
O chef francês Marc Le Cornec
disse que "é maravilhoso encontrar, dentro de uma área razoavelmente pequena, tantas marcas e
tantos carros de sonho" como os
que viu no Anhembi. "Além disso, dá para conhecer melhor os
modelos que são mais próximos
da nossa realidade. Todos nós
planejamos trocar de carro hoje
ou em pouco tempo."
Sem levar em conta o emocional, Cornec compraria uma Chevrolet Meriva Flexpower porque
nela cabe toda a sua família. "Ela é
compacta, e acredito que não me
deixaria na mão à beira da estrada." Mas ele ficou "admirado"
com o Chevrolet Corvette C6.
Porém disse que sentiu falta de
acessórios como geladeiras ligadas ao acendedor de cigarro e cestas para sanduíches e bebidas.
"Na França, é comum fazer piquenique, e seria interessante que
esse hábito existisse no Brasil."
Luz e velocidade
Envolvida com carros por ter escolhido fazer a garagem da Casa
Cor 2004, a arquiteta Consuelo
Jorge gostou de ver como as montadoras valorizaram os veículos
nos mais diversos estilos de estande. Achou que quem mais acertou
foi a Mitsubishi. "O espaço é bem
"clean", com uma estrutura inclinada que chama a atenção. A
pouca luminosidade valorizou o
carro de forma interessante."
Ela diz que prefere modelos altos porque passam segurança na
cidade e permitem rodar em estradas de terra. "Gosto do design
do Mitsubishi Pajero, com a frente meio arredondada e limpa."
Já o estilista Ricardo Almeida
escolheria um Mercedes-Benz
SLK para colocar na sua garagem,
que já tem um Toyota Corolla, um
Porsche Targa e três motocicletas.
"Achei esse modelo supermoderno e classudo. E ele não é tão ostensivo nem tão caro", afirma.
O estilista descreve o esportivo
alemão como um modelo para ser
usado mais nos fins de semana,
"para curtir a vida". E completa:
"Ele tem a opção de ser conversível ou não. É pequeno, ágil, acabou de chegar ao Brasil e poucas
pessoas o conhecem."
Giuliano Losacco, piloto da
Stock Car, prefere os esportivos
tanto para as pistas de corrida como para o dia-a-dia. "Gosto de
carro que anda, de turbinas. Adoro o barulho do motor de um Ferrari." Segundo ele, o Audi TT de
competição, revestido com fibra
de carbono, é tudo o que ele gostaria de acelerar.
Ele também admira os modelos
alemães. "Eles têm estilo, design
arrojado e motor com bom desempenho. Não sou simpatizante
de carros americanos, que são ultrapassados e ruins em curvas."
Paulo César Schettini, coiffeur
do salão M.G. Hair Design, gostou
do Citroën C3 Pluriel. "Dependendo do meu espírito, prefiro
um carro para duas pessoas. Assim não preciso dar carona para
ninguém." Ele elogia o fato de o
carro assumir quatro configurações e ter cores bem marcantes.
Mesmo assim, ele não desiste de
ter um Jaguar. "Com dez anos de
uso, suas linhas são atuais."
Engenheiros
Com visão mais acadêmica,
Marcelo Alves, professor de engenharia automotiva da Escola Politécnica da USP (Universidade de
São Paulo), e Ricardo Bock, da
FEI (Fundação Educacional Inaciana), apontam que a política
energética é o que vai definir o sucesso do carro bicombustível.
"Há pouco tempo, o álcool custava R$ 0,90 e hoje está a quase
R$ 1,20. É pouco tempo para esse
aumento expressivo, que pode
frustrar o projeto do bicombustível", comenta Alves.
Para Bock, o carro híbrido é a
tecnologia mais próxima de ser
implantada no Brasil. Já a célula
de hidrogênio e o carro elétrico
ainda devem demorar "uns 30
anos" para se tornarem realidade.
Mesmo elogiando o projeto da
Meriva e do Honda Fit, o professor da Poli gostou dos esportivos
Mercedes-Benz SLR McLaren e
Ford GT. Seu colega Bock confessou a admiração pela tecnologia
dos carros-conceito Audi Le
Mans e Honda HSC.
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