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SALÃO - NOVIDADE
Manchete após capotamentos nos EUA, utilitário da Ford ganha novos airbags e cintos, mas controle de estabilidade não virá para cá
Mais seguro, Explorer retorna ao Brasil
LUCAS LITVAY
ENVIADO ESPECIAL A TATUÍ (SP)
O Ford Explorer está de volta ao
país. Depois de dois anos sem dar
as caras no Brasil, o utilitário esportivo chega com novo visual,
motor V6 (seis cilindros em "V")
no lugar de um V8 e três fileiras de
bancos que permitem a sete passageiros viajar com conforto.
Importado dos EUA, o modelo
vem com uma difícil missão:
"roubar" as vendas do Mitsubishi
Pajero. Porém, até o fim do ano, a
Ford pretende importar somente
70 unidades. De acordo com a
montadora, esse número pode ser
aumentado, dependendo da receptividade do público, especialmente no Salão de São Paulo, onde o carro figura como a única novidade à venda da marca.
Apesar de o segmento comercializar apenas 6.500 jipões ao
ano, a concorrência é grande. O
Explorer chega por R$ 204.885,
mesmo valor do seu principal
concorrente, o Pajero Full. Outro
rival é o Jeep Grand Cherokee, de
R$ 209.891.
O Explorer ficou mais largo e
ganhou linhas mais arredondadas
na parte dianteira. Outra novidade é que a distância dos pedais pode ser ajustada eletronicamente.
Vendido somente na versão topo de linha, o carro vem com alguns dispositivos pouco úteis ou
incomuns no Brasil, como aquecimento dos bancos e alavanca de
câmbio no volante. Por outro lado, conta com bom acabamento,
detalhes de madeira, teto solar e
luz no retrovisor externo, que ilumina a região ao redor das portas.
A Ford decidiu não trazer a versão V8. Segundo a fábrica, esse
motor não estaria preparado para
receber a gasolina brasileira. O V6
conta com 213 cavalos e 34 kgfm
-uma potência um tanto quanto
fraca para a realidade brasileira, já
que quase todos serão blindados.
Segurança
O Explorer ganhou notoriedade
por ter sido protagonista de muitos capotamentos nos EUA, mas a
empresa acredita que, por nenhum ter ocorrido no Brasil, a
imagem do utilitário não tenha sido arranhada. "Os problemas de
capotamento do passado não
atingiram o mercado brasileiro",
afirma Eduardo Chocron, executivo de carros de luxo da Ford.
De qualquer forma, o Explorer
passa a ter equipamentos de segurança, como airbags laterais que
permanecem inflados por 6s e
cintos de segurança pré-tensionados. No entanto o controle de estabilidade não estará disponível
para os consumidores brasileiros.
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