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LANÇAMENTO
Novo modelo da Mitsubishi chega nesta semana por R$ 108,4 mil; Pajero Sport 4x2 deixa de ser comercializado
Airtrek mistura conforto de perua e estilo de SUV
DO ENVIADO ESPECIAL A SÃO ROQUE (SP)
Muito mais que nome de versão
da Volkswagen Parati, "crossover" significa que um veículo mistura características de categorias
diferentes, como uma perua e um
utilitário esportivo. É essa a principal característica do Airtrek,
modelo que a Mitsubishi começa
a vender nos próximos dias.
O Airtrek se posiciona entre o
Pajero TR4 e o Sport, cuja versão
4x2 deixa de ser oferecida por
aqui. Usando um dólar a R$ 2,85,
a Mitsubishi fixou o preço do lançamento em R$ 108,4 mil -seu
único opcional é o revestimento
em couro dos bancos, pelo qual se
paga mais R$ 1.500. O TR4 custa
R$ 66.640, e o Sport, R$ 123.110.
"Nosso foco são os veículos 4x4,
mas continuamos vendendo os
outros modelos", diz Eduardo de
Souza Ramos, presidente da Mitsubishi Motors Brasil. Não que o
Airtrek possa encarar desafios
muito radicais, mas essa não é sua
intenção. "Queremos atrair donos de sedãs de luxo e de legítimos utilitários esportivos."
No Airtrek, a tração é permanente nas quatro rodas. O sistema
de diferencial central é o mesmo
do Lancer Evolution, também utilizado nos carros que disputam o
Campeonato Mundial de Rally.
Motor 2.4
A vantagem de um "crossover"
como esse japonês é que o motorista tem uma posição mais elevada de dirigir, mas o carro oferece
uma estabilidade que em geral os
utilitários não têm. Sua distância
do solo é de 205 mm, mais que a
de um BMW X5 (194 mm).
O desempenho vem do motor
2.4, de 136 cavalos e 20,9 kgfm.
"Não é esportivo, mas confortável
para o uso normal", diz Souza Ramos. Facilita a condução no trânsito urbano o câmbio automático
com opção de trocas manuais.
Porém o porta-malas fica devendo: comporta 402 l, 58 l a menos
que uma Fiat Palio Adventure.
O conforto também está no
bom espaço interno e nos itens de
série: trio elétrico, toca-CDs, ar-condicionado, apoio de braços no
banco traseiro com porta-copos e
banco do motorista com regulagem lombar e de altura. Ainda há
freios com ABS (antitravamento)
e EBD (distribuição da força de
frenagem) e airbags frontais.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
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