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UTILITÁRIOS
O BMW anda mais e traz mais equipamentos que o Volkswagen, único que permite escolher a altura da suspensão
No duelo lama-luxo, X5 supera Touareg
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS
Paris quer proibir
a circulação de utilitários esportivos
em seu centro, e o
prefeito de Londres
já disse que os jipões são ruins e desnecessários
para a cidade. Mesmo assim, eles
continuam atraindo consumidores em todo o planeta. Neste canto
da América, as novidades são
Volkswagen Touareg e BMW X5.
O Touareg é a primeira experiência da VW nesse segmento.
Parece ter agradado em cheio.
Custando US$ 117.293,43 (cerca
de R$ 350 mil), as 50 primeiras
unidades foram vendidas assim
que anunciadas. Basta ter a chave
por perto para ligar o motor 4.2
V8 (oito cilindros em "V") -ele
também é o único a ter suspensão
com quatro regulagens de altura.
O X5 4.4i, de R$ 389 mil, recebeu
um "face-lift", e o motor ganhou
30 cavalos -passou para 320 cv.
Do pára-choque ao pára-brisa, o
BMW sofreu alterações: as entradas de ar estão mais largas, o capô
passa a ter vincos, e os faróis receberam novos contornos. Pode parecer pouco, mas foi o suficiente
para lhe dar um ar mais moderno.
Os dois foram feitos com condições para andar na terra, mas estima-se que 90% dos motoristas
usem os utilitários esportivos só
no asfalto. Por isso as montadoras
capricham nos motores. Os dois
são V8, mas o X5 tem 4.398 cm3 de
cilindrada, e o Touareg, 4.172 cm3.
Os valores de potência são próximos: 320 cv e 310 cv, respectivamente. Mas a diferença está no
torque. O BMW conta com 44,9
kgfm, e o VW, 41,8 kgfm.
Essas pequenas vantagens do
X5 deixam o Touareg para trás.
Ele foi mais lento em todas as provas de aceleração e retomada, mas
é mais silencioso e, em alguns casos, freia melhor. Partindo da
imobilidade, o X5 chega aos 100
km/h em 7,99s, contra 8,79s do
Volkswagen -com o motor antigo, o BMW levava 8,27s.
Na retomada mais equilibrada,
o Touareg é 0,53s mais lento que o
X5. São 4,63s contra 4,10s para ir
de 80 a 100 km/h. Entre 60 e 120
km/h, o "buraco" foi de 1,6s.
Tração
Quem tiver coragem de colocar
essas fortunas na lama não se arrependerá. A Volkswagen apostou na tecnologia para não "sujar"
sua estréia no fora-de-estrada. O
Touareg é equipado com três diferenciais com bloqueios eletrônicos. O sistema dimensiona o carro
para qualquer terreno. Basta acionar um botão no painel para permitir a concentração da força ou
no eixo dianteiro ou no traseiro.
Junto com a reestilização, o X5
ganhou o xDrive. Em uma superfície escorregadia, ele reconhece
imediatamente a necessidade de
mudar a distribuição de força para rodas que ainda estão em contato com o solo. No asfalto, ele
ajuda o motorista a não capotar.
Para tanto, usa sensores nas rodas, volante e freios, entre outros.
Mas esses jipões não poderiam
deixar de oferecer o que há de melhor em conforto. Para começar,
têm câmbio automático com trocas manuais. O Touareg conta
com alavancas atrás do volante,
que requerem intimidade, pois é
comum acioná-las em vez da seta.
Enquanto o X5 estiver parado,
os ocupantes podem ver televisão.
Ele também tem teto solar elétrico, opcional que sai por US$ 2.583
no Touareg. A BMW optou pelo
acabamento em alumínio, e a VW
permite que o comprador escolha
entre as madeiras murta e vavona.
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