|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
PERUA
Terceira geração do modelo anda como a anterior, mas agora aceita álcool
Flexível, Palio Adventure
tem desempenho igual
DA REDAÇÃO
Responsável por
48,8% das vendas
da Fiat Palio Weekend, a Palio Adventure trouxe uma
série de mudanças
na terceira geração. Perdeu o quebra-mato, ganhou motor bicombustível, passou a oferecer opcionais exclusivos e manteve o ar-condicionado como item de série,
o que a torna mais vantajosa que a
Volkswagen Parati Crossover.
Com motor Flex, a Palio Adventure ganhou três cavalos quando
abastecida com gasolina. Mas isso
não significa que ela ande melhor.
Partindo da imobilidade, chegava
a 100 km/h em 12,33s. Agora, leva
12,35s. Com álcool, é "britanicamente" um segundo mais rápida.
A perua, no entanto, ficou mais
ágil. Todas as retomadas diminuíram o tempo, com exceção da
de 80 a 140 km/h -que passou de
19,82s para 20,14s. Entre 40 e
80 km/h, passam 8,46s, contra
os 9,04s proporcionados pelo motor antigo. O combustível "verde"
faz o mesmo teste em 7,14s.
A retomada mais lenta da Palio
Adventure com álcool leva 18,79s
e acontece entre 100 e 140 km/h. A
gasolina, o tempo sobe para
20,37s -melhor que os 21,89s
que levava a geração anterior.
O consumo urbano manteve a
marca de 8,9 km/l, mas o rodoviário caiu 1,4 km/l. Se antes a Palio
Adventure rodava 16,4 km com
um litro de gasolina, agora consegue 15 km. Com álcool faz 7 km/l
na cidade e 11,3 km/l na estrada.
Preço
O preço da Palio Adventure começa em R$ 42.470, R$ 5.820 a
mais que a Palio Weekend 1.8
HLX. A diferença é que, com visual "off-road", a perua incorpora
ar-condicionado. O equipamento
também faz a diferença em relação à concorrente Parati Crossover, que sai por R$ 43.561 com ele.
Mas o modelo da Fiat pode chegar a R$ 60.727 se o comprador
escolher ter freios ABS (antitravamento), airbags frontais e laterais,
sensor de chuva, de luz e de obstáculos traseiros. Ou seja, ela fica
mais cara que uma Toyota Hilux,
de R$ 60.170. Detalhe: a picape
tem tração nas quatro rodas.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
Texto Anterior: Ficha técnica: Volkswagen Touareg Próximo Texto: Ficha técnica: Fiat Palio Adventure Índice
|