|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
MONOVOLUME
Com visual mais esportivo e mais equipado, a nova versão da Mercedes-Benz faz de 0 a 100 km/h em 8,99s
Avantgarde é aposta para vender Classe A
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Lançada em junho, juntamente
com a linha 2003 do
Classe A, a versão
esportiva Avantgarde é mais uma
tentativa da Mercedes-Benz para
emplacar as vendas do modelo no
país. Submetido ao teste Folha-Mauá, o monovolume, equipado
com motor 1.9 de 125 cv (cavalos)
e torque (força) de 18,4 kgfm,
mostrou qualidades nos quesitos
desempenho e conforto.
O carro acelerou de 0 a 100 km/h
em 8,99 segundos. Com esse resultado ele deixa para trás dois
concorrentes do segmento de
monovolumes e a sua versão com
transmissão semi-automática
(sem pedal da embreagem).
Maiores e mais pesados, o Renault Scénic e o Chevrolet Zafira
precisaram, respectivamente, de
12,02s e 14,37s. Já o Classe A com
câmbio semi-automático foi um
pouco mais lento, 9,08s.
Na retomada de 80 a 140 km/h,
o resultado foi ainda melhor. O
Classe A com design esportivo
cumpriu a prova em 13,84s, enquanto o Scénic fez em 16,06s, o
Zafira, em 21,82s, e o A 190 semi-automático, em 14,32s.
Para uma freada total a 60 km/h,
a Avantgarde usou 21,4 metros.
Índice melhor que os obtidos por
Scénic (23,7 m) e Zafira (26,1 m).
Aqui uma curiosidade: o resultado do Classe A semi-automático
foi pior que o do Scénic, 23,8 m.
Toque esportivo
A tecnologia é o ponto forte da
montadora alemã. Entre as inovações do Classe A 2003 está o limitador de velocidade. Sua alavanca
fica à esquerda do volante e permite manter uma velocidade
constante a partir dos 30 km/h.
A maior diferença para o controlador, que também equipa o
Avantgarde, é que no limitador a
velocidade pode ser aumentada
ou reduzida de 1 km/h em 1 km/h
ou de 10 km/h em 10 km/h.
Todo Classe A Avantgarde sai
de fábrica com volante e banco do
motorista com regulagem de altura, airbag (bolsa de ar que infla em
batidas) duplo, ESP (programa
eletrônico de estabilidade), ASR
(controle de tração), freios ABS
(antitravamento) e BAS (sistema
auxiliar de frenagem).
O toque esportivo fica por conta
do pára-brisa dégradé, luzes de
indicação de direção e de ré fumê,
grade frontal na mesma cor do
carro e ponteira de escape cromada. O painel de instrumentos recebeu fundo branco, e há novo revestimento para os bancos.
Segundo a fábrica, o comprador
da nova versão é o motorista que
gosta de comandar as rotações do
motor. Por isso o Avantgarde está
disponível apenas com câmbio
mecânico de cinco velocidades.
(ALADIM LOPES GONÇALVES)
Texto Anterior: Lançamento: Volks apresenta a primeira série especial do Golf Próximo Texto: Ficha técnica: Mercedes-Benz Classe A Avantgarde Índice
|