São Paulo, domingo, 25 de setembro de 2011 |
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"Downsinzing" começa a ficar popular no Brasil DO ENVIADO ESPECIAL Com a evolução da tecnologia e a produção em larga escala, a previsão é de que , no Brasil, o "downsinzing" chegue aos modelos populares, como acontece na Europa. Hoje, ainda estão restritos a marcas "premium". A Peugeot confirmou em Frankfurt que venderá no Brasil ainda neste ano uma versão do sedã médio 408 com o motor 1.6 turbo a gasolina. Atualmente o modelo é oferecido apenas com bloco 2.0 "flex". O motor fabricado em parceria com a BMW já equipa o "crossover" 3008 com 156 cv e, com ajustes, chegaria a 165 cv no sedã. Já a Fiat planeja ampliar a utilização do moderno TwinAir, que ganhou o prêmio de motor do ano. O bloco de apenas 875 cm³ e dois cilindros gera de 60 cv a 105 cv e emite 30% menos poluentes que motores de mesma potência. Atualmente ele equipa o 500 europeu, mas estará ainda neste ano sob o capo do Punto e do novo Panda, apresentado no salão. A montadora não revelou planos para o Brasil, onde oferece o motor 1.4 T-Jet para versões dos modelos Linea, Punto e Bravo. No país há ainda versões do 500 fabricado no México com o MultiAir 1.4 16V, que controla a entrada de ar e a combustão, conforme a necessidade do motor. (RR) O jornalista viajou a convite da ANFAVEA Texto Anterior: Frankfurt decreta fim da 'guerra dos cilindros' Próximo Texto: Cartas Índice | Comunicar Erros |
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