São Paulo, domingo, 26 de maio de 2002 |
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Guia do popular
LUÍS PEREZ EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS E CONSTRUÇÃO/b> No último mês, a participação dos "populares" (carros com motor de 1.000 cm3 de cilindrada) bateu o recorde do ano: eles responderam por 81,5% dos automóveis novos vendidos, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Levantamento do Datafolha indica que o número de versões desse tipo de veículo cresceu, nos últimos 12 meses, de 56 para 74 (32%). Os equipados com motores de outras cilindradas tiveram crescimento de apenas 0,4%: de 250 para 251. Quanto mais se fala em sua possível "morte", mais o carro 1.0 recebe investimentos da indústria. Fabricantes nacionais não param de fazer malabarismos para incrementar os motores "mil". Há, por exemplo, desde o Volkswagen Gol 1.0 16V Turbo com 112 cv (cavalos), lançado em 2000, até o novo Ford Fiesta Supercharger com compressor (tecnologia herdada de carros de luxo como os da Jaguar, que pertence à própria Ford), que alcança 95 cv e está com o início de vendas previsto para sexta-feira. O "popular" é amado por uns e odiado por outros. Se por um lado o segmento amplia o mercado, por outro dificulta o desenvolvimento tecnológico e restringe as exportações. Esta edição especial apresenta os prós e contras dos 23 modelos à venda e conta a história do segmento. Próximo Texto: Pesquisa Datafolha revela rejeição Índice |
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