São Paulo, domingo, 26 de setembro de 2004

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SALÃO DE PARIS

Apesar dos esforços dos rivais, como o superesportivo Vanquish S, Ferrari rouba a cena

Montadoras turbinam os seus modelos esportivos

DO ENVIADO ESPECIAL A PARIS

Não importa se eles são conceituais ou de verdade. Para os esportivos, o que conta mesmo são muitíssimos cavalos sob o capô. Teve montadora que conseguiu reunir 520 cv num V12 (12 cilindros em "V"). Mas não tem jeito. Em todo salão internacional é a mesma história: a Ferrari rouba todas as atenções.
Em Paris, a empresa apresentou a F430. Substituto do 360 Modena, representa a nova geração dos motores de oito cilindros, responsáveis por 77% da produção. Levando em conta o uso cotidiano, a F430 tem motor 4.3 de 490 cv, aceleração de 0 a 100 km/h em 4s e velocidade máxima de 315 km/h.
"As pessoas [que já viram a F430] entenderam que não é só um novo carro, mas um carro melhor. Cada detalhe é funcional", diz Sérgio Pininfarina, que mais uma vez assina o desenho de uma Ferrari. Para a dianteira, ele se inspirou no primeiro modelo que usou motor traseiro, de 1961.
Com 30 cv a mais que a F430, o Aston Martin Vanquish ganhou uma versão mais apimentada, a S. Seus 520 cv -o normal tem 460 cv- atingem 100 km/h em 4,8s.
Na versão definitiva do M5, a BMW resolveu oferecer um motor 25% mais potente que o anterior. Agora são 507 cv, mas a tecnologia usa "apenas" 400 cv no trânsito urbano, por exemplo. No entanto, basta o motorista apertar um botão que os dez cilindros entregam toda a potência.

"Normais"
Um ano após estrearem a nova geração, Opel Astra e Volkswagen Golf ganham, no Salão de Paris, suas versões esportivas.
Com mais de 1,5 milhão de unidades produzidas, o GTI oferece motor 2.0 com turbo de 200 cv. Pela primeira vez, a versão tem rodas de 17 polegadas e grade diferente do resto da gama -preta com um contorno vermelho.
Com um pára-brisas que se funde ao teto solar, o Astra GTC ficou 4 cm mais comprido que o de quatro portas. O teto baixou 3,2 cm, o que acentua a largura. São várias opções de motores, que vão de 90 cv a 200 cv.
Já a Fiat oferece a série especial M. Schumacher. São 3.500 unidades do Stilo, com opção de 140 cv ou 170 cv e carroceria em vermelho Ferrari.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


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