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SALÃO DE PARIS
Apesar dos esforços dos rivais, como o superesportivo Vanquish S, Ferrari rouba a cena
Montadoras turbinam os seus modelos esportivos
DO ENVIADO ESPECIAL A PARIS
Não importa se eles são conceituais ou de verdade. Para os esportivos, o que conta mesmo são
muitíssimos cavalos sob o capô.
Teve montadora que conseguiu
reunir 520 cv num V12 (12 cilindros em "V"). Mas não tem jeito.
Em todo salão internacional é a
mesma história: a Ferrari rouba
todas as atenções.
Em Paris, a empresa apresentou
a F430. Substituto do 360 Modena, representa a nova geração dos
motores de oito cilindros, responsáveis por 77% da produção. Levando em conta o uso cotidiano, a
F430 tem motor 4.3 de 490 cv, aceleração de 0 a 100 km/h em 4s e velocidade máxima de 315 km/h.
"As pessoas [que já viram a
F430] entenderam que não é só
um novo carro, mas um carro
melhor. Cada detalhe é funcional", diz Sérgio Pininfarina, que
mais uma vez assina o desenho de
uma Ferrari. Para a dianteira, ele
se inspirou no primeiro modelo
que usou motor traseiro, de 1961.
Com 30 cv a mais que a F430, o
Aston Martin Vanquish ganhou
uma versão mais apimentada, a S.
Seus 520 cv -o normal tem 460
cv- atingem 100 km/h em 4,8s.
Na versão definitiva do M5, a
BMW resolveu oferecer um motor 25% mais potente que o anterior. Agora são 507 cv, mas a tecnologia usa "apenas" 400 cv no
trânsito urbano, por exemplo. No
entanto, basta o motorista apertar
um botão que os dez cilindros entregam toda a potência.
"Normais"
Um ano após estrearem a nova
geração, Opel Astra e Volkswagen
Golf ganham, no Salão de Paris,
suas versões esportivas.
Com mais de 1,5 milhão de unidades produzidas, o GTI oferece
motor 2.0 com turbo de 200 cv.
Pela primeira vez, a versão tem
rodas de 17 polegadas e grade diferente do resto da gama -preta
com um contorno vermelho.
Com um pára-brisas que se funde ao teto solar, o Astra GTC ficou
4 cm mais comprido que o de
quatro portas. O teto baixou 3,2
cm, o que acentua a largura. São
várias opções de motores, que vão
de 90 cv a 200 cv.
Já a Fiat oferece a série especial
M. Schumacher. São 3.500 unidades do Stilo, com opção de 140 cv
ou 170 cv e carroceria em vermelho Ferrari.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
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