São Paulo, domingo, 27 de outubro de 2002 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
CARTAS Conversão para álcool "Tenho um Marea e gostaria de saber se posso converter o motor a gasolina para álcool. É seguro? Quais os procedimentos?" Pedro Reinaldo Campanini (Araraquara, SP) Resposta - A conversão de um motor a gasolina para álcool é recomendada para modelos que contam com projetos de fábrica para os dois combustíveis. Segundo o mecânico Luiz Yoshimura, é mais confiável quando já existe o projeto original porque basta trocar as peças que diferem de uma versão para outra, como pistões, módulo de injeção eletrônica, velas, bomba de combustível e bico injetor. Quando não existe a versão a álcool de fábrica, é feita uma adaptação, que nunca se mostra perfeita. O carro pode funcionar bem, mas fica sujeito a problemas como deficiência na alimentação, resfriamento do motor e falta de desempenho, além de redução da vida útil do motor. Por fim, a economia de combustível pode não ser satisfatória. O mecânico comenta que, nesse último quesito, o mais aconselhável é converter o automóvel para gás natural, que pode fazê-lo consumir 70% menos. Existem oficinas mecânicas que cobram a partir de R$ 300 para fazer a conversão de gasolina para álcool, mas elas mudam apenas o programa do módulo de injeção eletrônica com critérios próprios, o que é apenas uma mudança superficial.
Veículos - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, fax 0/xx/11/3224-3362, e-mail veiculos@uol.com.br. Não serão consideradas mensagens eletrônicas com figuras ou arquivos anexados. Os documentos enviados devem incluir nome completo, endereço, telefone e, se possível, e-mail. Texto Anterior: Desconfie das saídas fáceis Próximo Texto: Guia de preços - Nacionais novos: Quatro marcas têm aumento Índice |
|