São Paulo, domingo, 28 de maio de 2006

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USADOS

Cilindrada maior e acessórios são atrativos do pacote

Mecânico a tiracolo facilita bom negócio na hora de comprar

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O brasileiro roda, em média, de 15 mil a 20 mil quilômetros por ano. Sinais de desgaste do carro já aparecem quando o hodômetro aponta 60 mil. Por isso convém estar bem informado para comprar um usado.
Ter um mecânico ou outra pessoa de confiança que indique um carro em bom estado é a melhor estratégia, segundo especialistas. "A melhor relação custo/benefício é a do carro com dois ou três anos de uso. Com essa idade, ainda dá para encontrar carros muito bons", afirma Jacques Waksman, da revenda JW Veículos.
A gama de possibilidades e preços é enorme. Tudo depende de quanto o comprador quer gastar e de que acessórios são importantes para ele.
A Fundação Procon-SP recomenda comprar em lojas, pois, ao contrário das pessoas físicas, elas têm de obedecer ao Código de Defesa do Consumidor. Assim, para vícios aparentes, haverá garantia de 90 dias e, para problemas que não são de fácil constatação, 90 dias para reclamar contados da data em que o defeito for percebido.
Com o engenheiro Carlos Campello, 49, o problema "apareceu" na hora de revender sua perua Ford Escort 2002. O comprador, especialista em veículos, percebeu que o carro apresentava desgaste maior do que sugeria a quilometragem marcada -ou seja, o hodômetro poderia ter sido adulterado. "Eu tinha comprado o carro numa concessionária. Fiquei surpreso", conta.

Preços
A faixa de R$ 10 mil a R$ 20 mil é a que tem a maior procura, segundo George Chahade, presidente da Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado.
Custam até R$ 15 mil os "populares" fabricados até 1999. Com R$ 20 mil, dá para levar os modelos acima com cilindrada maior (1.4 e 1.5) e com opcionais como ar-condicionado e direção hidráulica: surgem na lista o Fiat Marea 99, o Chevrolet Vectra (de 97 a 2000) e o Fiat Palio 2003. Com R$ 30 mil, há o Volkswagen Fox 2004, o Toyota Corolla 2001 e 2002 (com o desenho antigo) e o Chevrolet Astra 99 e 2000, além do Fiat Siena 2005.


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